24 de dezembro | 2017

Presidente Temer sanciona lei que oficializa Olímpia como Capital Nacional do Folclore

Compartilhe:

Agora a Estância Turística de Olímpia passou a ser considerada oficialmente a Capital Nacional do Folclore. Isso porque a lei que garante a transformação foi chancelada pelo Presidente da República, Michel Temer, que sancionou nessa quinta-feira, 21 de dezembro, a Lei Nº 13.566, conferindo o título ao município.

A sanção que oficializa o ato ocorreu poucos dias após o Projeto de Lei 6150/14, do ex-deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), ter sido aprovado pelo Senado Federal, no dia 12 de dezembro.

A agilidade na oficiali­zação foi um compromisso assumido por Sandro Mabel que, além de investidor da cidade, tem título de cidadão olimpiense, e esteve pela primeira vez no Festival do Folclore de Olímpia em agosto deste ano. Durante a visita, o deputado declarou reconhecer a dimensão e importância real do evento como fundamental para preservação da cultura e se comprometeu a dar atenção especial à causa.

Outro importante defensor da proposta de Mabel, e de Olímpia, foi o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP), atual ministro das Relações Exteriores do Brasil, padrinho político do prefeito Fernando Cunha.

Na justificativa do deputado, o projeto traz que “há mais 50 anos o município realiza o Festival do Folclore de Olímpia que reúne mais de 80 grupos folclóricos e folguedos de todo país. Muitos deles sobrevivem graças à participação no evento. O Festival foi idealizado pelo professor José Sant’anna que, como estudioso do folclore brasileiro, realizava exposições sobre o tema na própria escola. Mas o evento tomou grandes proporções e hoje reúne mais cem mil pessoas entre moradores, turistas, pesquisadores e estudantes”.

“É com muito orgulho que recebemos a excelente notícia de que nossa Olímpia agora é reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Folclore. Por três anos, o projeto esteve parado no Senado que, com empenho de lideranças políticas que têm um carinho especial por nossa cidade, foi aprovado e rapidamente sancionado pelo Presidente Michel Temer, a quem eu muito agradeço. Isso nos dá ainda mais energia para prepararmos a 54ª edição do Festival do Folclore, fazendo jus ao mais novo título. Essa é uma conquista de toda a população olimpiense”, comemora o prefeito Fernando Cunha.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas