01 de fevereiro | 2009

Prefeitura estuda a retomada de projeto de novo aeroporto

Compartilhe:

 

A prefeitura de Olímpia está estudando a retomada de um projeto elaborado em 1997, para a construção de um novo aeroporto no município. A informação é do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, engenheiro Amaury Hernandes. Para tanto, segundo ele, está sendo analisada a viabilidade de construção de uma pista que comporte aterrissagens e decolagens de grandes aeronaves.

Ele explicou que o projeto elaborado no ano de 1997 se encontrava na Infraero (Infra-estrutura Aeroportuária) e conseguiu buscar nesta semana. "A empresa fez um estudo e esse estudo está comigo, agora vamos começar a fazer os estudos e verificar quais e o que vamos acrescentar (detalhes)", disse durante entrevista a uma emissora de rádio local.

"Esse projeto, anteriormente, era para um aeroporto de cargas, um terminal de cargas e só isso já traria alguns dividendos para o município. Mas nós precisamos justamente buscar aquela vertente do turismo, para melhorar o turismo, esse aeroporto ser construído e também ser utilizado pela aviação civil", acrescentou.

O novo projeto prevê inclusive pousos e decolagens de aviões de grande porte. "Só que estava projetado anteriormente só para terminal de cargas, um posto para importação. Esse terminal receberia cargas de toda a região e passaria para outros aeroportos e depois para o exterior", explicou.

De acordo com Hernandes, o projeto é perfeitamente viável e exeqüível: "existem parceiros que tinha e ainda tem interesse (no aeroporto). É interessante para o município buscar parceiros e também recursos dos governos federal e estadual, para que esse aeroporto se torne realidade, até porque na nossa região, não temos nenhum aeroporto dotado de infra-estrutura suficiente para grandes jatos".

Segundo Hernandes, o aeroporto de São José do Rio Preto já tem problema de localização, por estar dentro da cidade e ter de um lado a rodovia Washington Luiz e de outro várias residências: "Não tem como aumentar mais o tamanho da pista".

O aeroporto de Barretos também não recebe boa avaliação de Hernandes, que não teria uma pista para receber grandes aeronaves. "Então, se formos executar essa obra, nós temos que pensar grande, num grande aeroporto com pista com comprimento que possibilita a operação de grandes jatos", idealiza.

Segundo Hernandes, o projeto já tinha um local previsto, nas proximidades de Ribeiro dos Santos. Já para a execução do projeto, ele acredita que a prefeitura no mínimo dever arcar com a aquisição da área, além de obter recursos junto as esferas governamentais.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas