07 de fevereiro | 2021

Prefeito peitou o governo e tirou Olímpia da fase vermelha por decreto na 5.ª feira

Compartilhe:

RECLASSIFICAÇÃO ANTECIPADA!
Cunha usou brecha que prefeito pode
modificar Plano São Paulo com fundamentação.

O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, publicou decreto municipal em edição extra do Diário Oficial Eletrônico, no final da tarde de quar­ta-feira, 03, antecipando a volta do município para a fase laranja do Plano São Paulo do governo do Estado, confirmada na sexta-feira, 05.
Praticamente decretou a reabertura de tudo aquilo que estava fechado na fase vermelha e que deverá ficar pois ele referendou na sexta-feira as restrições anunciadas na quarta-feira.

Cunha utilizou uma brecha que existe no Plano São Paulo que prevê a possibilidade do prefeito modificar as regras do plano, desde que o faça de forma fundamentada e utilizando dados científicos para tanto.

DADOS DA REGIÃO  EMBASAM A  MUDANÇA

O novo decreto argumentava as mudanças no fato de a região de Barretos ter ampliado a capacidade hospitalar com o credenciamento de 26 novos leitos de UTI Covid, totalizando 108 leitos (que ainda não começaram a funcionar em razão de não haver profissionais para viabilizar os novos leitos) e também em dados do próprio governo que apontam a redução no índice de novas internações, que pos­sibilitaram melhora na ta­xa de ocupação dos leitos de UTI (COVID), apresentando, desde o dia 27 de janeiro de 2021, ocupação abaixo dos 75%, especificamente 65,6%, recomendados para avanço de fase.

O prefeito também ressaltou que a cidade tem registrado queda significativa no índice de transmissibilidade da COVID 19, reduzindo de 2,33 para 0,74, conforme os índices apresentados pelo Projeto SP Covid -19 Info Tracker.

Pelos dados, segundo Cunha, a Regional de Barretos, a qual pertence Olímpia, não apresenta mais dados da Fase Vermelha e sim dados indi­ca­tivos da Fase 2 (Laranja) em novos casos, internações e ocu­pação de leitos de UTI, bem como indicadores de Fase Amarela em relação aos novos óbitos.

O prefeito também citou que as mesmas mudanças foram levadas a efeito em outras cidades, como Barretos, por exemplo, que elaborou decreto parecido através de acordo com o Ministério Público, o que chama de flexi­bi­li­za­ção na fase vermelha.

O decreto, entretanto, embora não tenha data para deixar de vigorar, deve ter validade até domingo, já que, na sexta-feira, o governo do Estado anunciou a reclas­sifi­ca­ção de todas as regiões do Estado e tirou Olímpia da fase vermelha, regredindo a cidade para a fase laranja, o que, começará a vigorar na segunda-feira, 08 de fevereiro.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas