10 de maio | 2015

População vê a chegada do novo preço do Daemo com água suja nas torneiras

Compartilhe:

A tarifa de água que está sendo cobrada pela Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Am­biental, está 18% mais cara desde o dia 1.º de maio. Mas a população de Olímpia viu a chegada do novo preço cobrado pela autarquia com a água suja saindo pelas torneiras.

De acordo com uma mensagem ilustrada por fotos que foi postada no Facebook pela a­d­vogada Helena de Sousa Pereira na manhã de domingo, dia 3 de maio, às 8h44, a situação era muito mais do que séria. Pior que isso, a direção do Daemo não deu nenhuma explicação.

“VERGONHA. FALTA DE RESPEITO com a população que paga um alto preço pela água aí em Olímpia. Olha só as fotos que meu irmão acabou de postar. Esta é a água que está jorrando nas torneiras da ESTÂNCIA TURÍSTICA do prefeito empreendedor. Logo pela manhã (7 horas) a população se depara com este desrespeito… incompetência”, diz a mensagem.

Foi o bastante para ter uma repercussão intensa e negativa. Ao ver as fotos a inter­na­uta Belkiss Brito Lima Lima postou: “credo não é petróleo? Veio a resposta de Maria Beatriz Prado Breda: “Parece, mas não é. Ontem não tinha como tomar banho”.

Ivone Fiorotto contou: “Ontem a tarde inteira sem agua .. só chegou a noite… sábado feriado prolongado”. Clarice Nespolo Rodrigues também reclamou: “já faz 3 dias que está assim. Isto que é estância turística”.

Helena de Sousa Pereira propôs: “Vamos fazer um movimento. Não podemos mais continuar com essa situação. No final do mês, a conta está lá, como se a gente estivesse pagando por um serviço sa­tis­fatório. Vamos nos unir”.

ECONOMIZAR ÁGUA

“Isso é porque temos que economizar água, e se lavamos a calçada “o poder” multa… e, agora esse desperdício vamos pagar também”, questionou Roberta Perroni de Oliveira.

A advogada Helena Pereira avisou: “Todos vocês que estão recebendo este tipo de água na sua residência, coletem o líquido numa garrafa pet e guardem. Final da semana a gente combina”.

“Tem que fazer uma análise”, indicou Diego Godoi Lourenço de Souza. Mas Helena Pereira retrucou: “Análise, coisa nenhuma… tem é que jo­gar na cara deles. Tem que entrar com uma ação para eles pagarem o prejuízo que causam à população. Esta á­gua não serve nem para lavar quintal”.

Em seguida João Pama a­crescentou: “E do volume mor­to. De uma administração que já morreu. kkkkk!!!”. “E depois eles aumentam o preço pouca vergonha”, cobrou Silvia Corrêa.

José Zardini questionou: “E quando começa a jorrar esta “água”, o relógio para de marcar a entrada de água? Quem paga pela “água” com esta cor”. Elton Nascimento EFaby Coelho também perguntou: Coca cola”.

Nair Savazzi brincou: “vo­cês não entenderam o espírito da coisa: o café está muito caro então ele está man­dando pelo cano”; Ro­ber­ta Selestino cobrou o prefeito Eugênio José Zuliani: Que vergonha seu prefeito .. vê se honra a conta de água”. Conceição Tozzi contou: “Eu vi isso antes de por a roupa na máquina. Ainda bem que eu vi antes. É uma vergonha mesmo”.

Joalice Silva comentou: “isso já não é nem falta de ver­gonha isso é falta de honestidade, hombridade e por que não dizer generosidade para não dizer coisas piores. Eu gostaria de saber em que país esse senhor mora porque eu desconheço um executivo (prefeito) tão sem noção como ele”.

Sonia Ducatti Zago ques­ti­nou: “Cadê o prefeito… perfeito de Olímpia…. são todos uns “bananas”….continuam votando…povo!!!!!”. Cida M. Souza comparou: “Nossa, parece chocolate, que hor­ror.­..vo­ta no Gênio povão”.

OUTRO LADO

A reportagem procurou uma manifestação oficial da direção do Daemo, mas encontrou no site apenas essa mensagem: “A DAEMO Ambiental Informa que nesta Terça-feira, 05-05-2015, haverá manutenção emergencial na linha principal de água tratada que sai do reservatório elevado da Estação de Tratamento de Á­gua, devido ao seu rompimento. Por este fato, o abastecimento de água tratada ficará prejudicado durante todo o dia nos seguintes bairros: Centro, Jardim Glória, Jardim Álvaro Brito e Canterville”.

Proteste vai a justiça contra o aumento de 15,24% da Sabesp

A Proteste-Associação de Con­sumidores entrou na terça-feira (5) na Justiça contra o reajuste de 15,24% na conta de água em São Paulo. Segundo o órgão, o aumento é abusivo. A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Ar­sesp) autorizou na segunda-feira, dia 4, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a aumentar a cobrança a partir de junho.

Em nota, a Proteste informa que ajuizou ação civil pública pedindo que se mantenha “somente o reajuste referente à tarifa anual e a revisão tarifária ordinária de 7,78%”. “É pedida liminar com a declaração da abusivi­dade do aumento autorizado e a restituição em dobro de valores eventualmente cobrados dos consumidores nas próximas tarifas.”

A Arsesp explicou, na página oficial na internet, que o aumento se deve ao prejuízo da Sabesp com a crise hídrica e com o aumento da energia elétrica usada nas bombas. 

Quando as represas secaram, o lucro da Sa­besp caiu dos quase R$ 2 bilhões em 2013 para R$ 903 milhões em 2014.

A Proteste afirma que a justificativa é absurda, pois “o consumidor foi estimulado a economizar água por conta da grave crise de abastecimento do estado”.

Ao autorizar o reajuste, a Ar­sesp cobrou da Sabesp redução de custo e mais eficiência para diminuir os impactos da crise.  A Arsesp também permitiu que para equilibrar as contas, a Sa­bes­p suspenda, quando quiser, a política de bônus.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas