13 de janeiro | 2008

PM recomenda uso de capacete com viseria abaixada

Compartilhe:

 

 Ciente da falta de capacetes para serem comercializados no comércio local, o comando da Polícia Militar de Olímpia recomenda que os motociclistas devem ficar atentos ao uso do capacete com a viseira abaixada, conforme dita as novas normas baixadas pelo Contran (Conselho Nacional de Transito), em vigor desde o dia primeiro de janeiro de 2008.

De acordo com o tenente Luiz Augusto Duran (foto), comandante do pelotão da cidade de Olímpia, a fiscalização está sendo feita de acordo com a resolução 203 do Contran, que deveria ter entrado em vigor em duas oportunidades anteriores.

"Essa é uma resolução de 2006 e já foi prorrogada por duas vezes e, agora, dia primeiro de janeiro do ano corrente, entrou em vigor definitivamente e a Polícia Militar está fiscalizando de acordo com a resolução", observou em entrevista que concedeu à reportagem desta Folha.

Entretanto, ressalta que os policiais estão cientes dos problemas que os condutores de motocicleta têm enfrentado, principalmente parte deles, para adquirir novos capacetes, ou mesmo os kits para adaptaram os seus, junto às lojas especializadas da cidade, por não estarem encontrando com o selo e os adesivos adequados e, consequentemente, com sua validade.

"Mas a polícia militar está ciente desse problema e está fiscalizando e os condutores devem atentar, principalmente, pelo o uso da viseira abaixada e os óculos de proteção. Não será permitido mais o capacete aberto, conforme prevê a resolução", asseverou.

Já sobre o mercado negro dos selos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que estão sendo comercializados em algumas cidades, Duran não aconselha que os condutores de motocicletas adquiram um destes.

"A gente não aconselha as pessoas a comprarem esse selo porque podem ter problemas futuros numa eventual fiscalização. Isso daí tem chegado ao nosso conhecimento, mas não aqui em Olímpia, apenas em algumas cidades da região estariam sendo comercializados esses selos, mas esses selos são falsificados", enfatizou.

De acordo com Duran, a questão do selo do Inmetro os policiais podem comprovar na parte interna do capacete, onde há uma etiqueta que garante a validade do mesmo, o que garante não precisar preocupar com a validade do selo. "Apesar de ter apagado a data do selo, tem uma etiqueta interna onde dá para verificar a validade também", disse.

Porém, avisa que quem tem o capacete novo apenas faltando as faixas refletivas, mas atendendo o que está previsto na resolução, ou seja, as medidas adequadas, pode fazer opção pelo kit capacete e adequar o que está em uso. "Desde que o capacete seja novo e tenha o selo do Inmetro", reforçou.

"A gente orienta para que as pessoas cumpram a legislação, porque a autuação (multa) é pesada e dá suspensão do direito de dirigir. A pessoa será chamada para entregar a CNH e tê-la suspensa por até três meses", finalizou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas