02 de dezembro | 2015

Playcenter não confirma instalação de parque em Olímpia

Compartilhe:

Da redação com Diário da Região

Embora com a informação divulgada de que já estaria praticamente certa a instalação de um grande parque de diversões ao lado do Thermas dos Laranjais, um dos maiores parques aquáticos do mundo, o grupo Playcenter não confirmou ao Diário da Região de Rio Preto o fechamento do negócio.

Um diretor do grupo, Roger Ely, consultado pelo jornal de Rio Preto, apenas confirmou que a cidade é uma das candidatas a abrigar o famoso parque. Embora não tenha revelado quais seriam os outros, esse diretor revela que outros municípios também estão no páreo. Porém, se a instalação for confirmada deve ser a médio ou longo prazo devido à crise econômica vivida pelo País.

Fundado em 1973, em São Paulo, o Playcenter fez sucesso nos anos de 1970 e 1980, mas acumulou R$ 145 milhões em dívidas e fechou as portas em 2012.

Segundo Ely, que é enteado do fundador do grupo, Marcelo Gutglas, ocorreram visitas a Olímpia, contatos com empresários e até apresentação de áreas adequadas para o novo parque, mas nada está acertado: “Olímpia é uma das possibilidades que estamos estudando, entre as ofertas de outras cidades. O problema nem seria a escolha. O fator decisivo para adiar a instalação é o cenário econômico do país.”

A declaração de Ely contrasta com afirmação do secretário municipal de Turismo, Humberto José Puttini, que dá como certa a instalação do parque na cidade nos próximos anos.

Um dos empresários de Olímpia interessado na instalação do parque é Carlos Eduardo Savian: “Mostramos áreas, mas, pelo que sei, a dificuldade para instalação do parque está na compra de novos brinquedos. Eles precisam ser importados da Itália e a alta do dólar está dificultando.”

PODER DE MANDAR

Por outro lado, também de acordo com o jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, que circulou na quarta-feira, dia 2, para facilitar a instalação do Playcenter, há duas semanas, o prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, aprovou pacote de incentivo fiscal para atrair o parque de diversões.

Essa informação dá conotação de que há muita segurança da parte do prefeito Eugênio José Zuliani de que o projeto de lei que enviou à Câmara Municipal de Olímpia, já aprovado em primeira discussão, será aprovado também em votação final.

Porém, é certo que se esse projeto de lei for aprovado na forma original, ou seja, como foi apresentado aos vereadores, cidadãos olimpienses deverão entrar na justiça alegando a ilegalidade e a inconstitucionalidade do mesmo.

Isso porque, como se recorda, lei que o prefeito Eugênio José Zuliani quer criar para isentar de IPTU (Imposto Predial e Terri­to­rial Urbano) criando o Pro­grama de Incentivos Fiscais para fomentar o setor turístico de Olímpia, cujos benefícios se estendem a empreendimentos iniciados a partir do ano de 2012, é considerada ilegal e pode causar problemas para o prefeito em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Segundo o ad­vogado olimpiense Al­fre­do Baiochi Neto, que a­tua na área do direito mu­nicipal e com especialização em direito tributário pe­la PUC-SP, consultado pe­la Folha da Re­gião no início de novembro, quando o prefeito encaminhou a proposta, o pro­jeto de lei seria ilegal justamente por violar a LRF.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas