04 de junho | 2012

Para secretária da Saúde a UPA não resolve problema do Pronto Socorro

Compartilhe:

Confirmando com todas as letras que o serviço de pronto atendimento de Olímpia não está funcionando de forma satisfatória a secretária municipal da Saúde Silvia Elizabeth Forti Storti (foto), deu a entender que a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), possivelmente até o final deste mês de junho, não deverá resolver o problema do pronto atendimento de Olímpia que hoje é realizado no pronto socorro municipal que funciona em prédio construído ao lado da edificação da Santa Casa local.

Pelo menos é o que se pode entender da afirmação que fez em entrevista ao assessor de imprensa da prefeitura Júlio Cesar Faria, na rádio Difusora AM, que consta ter sido arrendada pelo grupo político do prefeito Eugênio José Zulinai, levada ao ar na quinta-feira desta semana, dia 31, quando comentava a realização do 1.º Workshop dos Profissionais da Secretaria da Saúde, realizado na noite do dia anterior, na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso.

Na entrevista Silva Forti disse acreditar que a inauguração da UPA vai minimizar muitos problemas do sistema de saúde pública local, mas não seria a garantia da solução de todos. “Eu acredito muito que a Unidade de Pronto Atendimento vai contribuir e muito para minimizar todos os problemas que nós temos em relação ao pronto atendimento”, declarou em meio a uma de suas respostas.

Mesmo assim ela comemora a entrada em funcionamento da nova unidade, que foi construída no terreno onde antes funcionava o pátio de serviços do município, localizado no cruzamento da Rua Washington Luis com a Avenida Deputado Dr. Waldemar Lopes Ferraz, no centro da cidade.

Alias, a respeito da UPA, embora ainda não tenha sido inaugurada há alguns serviços do setor da saúde pública sendo prestados no local. Segundo a reportagem apurou, pelos menos os serviços de radiografia e de ultrassom já estariam sendo realizados no local.

No entanto, de maneira geral a unidade ainda está em fase de montagem e ajustes de todos os equipamentos que estarão à disposição da população. “Está tudo montado”, disse. Mas há ainda detalhes que necessitam passar por ajustes. “Há alguns detalhes que ainda precisam”, conforma.

Mas os trabalhos de organização estão bem encaminhados, segundo afirma Silvia Forti, que está preocupada com todas as instalações da UPA. “Os medicamentos já estão sendo organizados na farmácia da UPA, os quartos, toda a parte de consultórios, salas de curativos, inalações, gesso, tudo praticamente pronto faltando só pequenos ajustes para que entre em funcionamento o mais rápido possível”, disse.

Além disso, quando questionada a respeito do atendimento, a secretária disse que todos os funcionários que atenderão no local estão em fase de treinamentos específicos. “Toda a equipe da UPA já está passando por treinamento”, garante.

Além disso, avisa que a unidade atuará no sentido de priorizar a saúde do usuário do sistema, inclusive com a preocupação com o grau de risco dos problemas de saúde que surgirem. “Vamos trabalhar com a classificação de risco”, reforçou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas