16 de julho | 2013

Olímpia sediará Festival Nacional de Teatro em outubro

Compartilhe:

Da redação e assessoria
Olímpia vai sediar um Festival Nacional de Teatro no próximo mês de outubro. A realização do evento, que está sendo preparado para o período entre os dias organizado 09 e 13, na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, tornou-se possível com a participação da empresa Perene Projetos, Comunicação e Eventos (na foto, os sócios da empresa) que obteve sucesso na aprovação do projeto cultural, inscrito no Ministério da Cultura (Lei Rouanet) para a Associação Cultural Frutos da Terra de Olímpia.

“A Perene é formada por três sócios (Paulo Roberto Staudt, Vanessa Birk e Débora Krauspenhar) que até o ano passado atuavam na Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis – RS, junto a coordenação do Festival Internacional de Folclore que vinha recebendo há três anos o Grupo Frutos da Terra. Foi neste evento que ambas as partes se conheceram. Além disso, os sócios são membros da IOV (Organização Internacional de Folclore e Arte Popular) onde atuam na comissão de projetos. O Davi Mendes, integrante do grupo Frutos da Terra também é membro e, a partir de várias conversas, montou-se o referido projeto”, disse Vanessa Birk.

Segundo as informações, a atividade cultural mobilizará seis grupos teatrais preocupados com a expressão desta arte, realizando cada qual uma apresentação diária, além da participação em oficinas. “O fato de congregar diversos grupos teatrais, oferecendo, cada qual, uma riqueza cultural ímpar à comunidade local e aos visitantes é uma prova concreta da importância do 1º Festival Nacional de Teatro, com o objetivo máximo de transmitir a arte popular e proporcionar qualificação e valorização dos grupos participantes”, disse.

Vanessa Bir ressaltou que o Festival Nacional de Teatro de Olímpia enfatizará a importância das manifestações folclóricas no segmento teatral, entendendo, assim, que o folclore é feito pelo povo e deve ser levado ao povo de uma forma totalmente acessível e democrática.

Ainda segundo Vanessa, o evento foi elaborado pela Associação Cultural Frutos da Terra e o projeto cultural foi inscrito pela Perene na Lei Rouanet. A coordenação do evento será da Associação. Antes da inscrição do projeto a Administração Municipal foi consultada sobre a realização do evento.

“O Festival tem o intuito de criar um publico para as manifestações teatrais, além de somar mais atividades culturais para nossa cidade, que já tem uma grande tradição cultural. Convidamos todos os interessados a fazer parte desta festa, que visa propagar as artes cênicas de forma gratuita e em varias partes da cidade e nos distritos”, disse Davi Mendes idealizador da Associação Frutos da Terra.

Com acesso gratuito ao evento, a comunidade e público visitante poderão assistir as apresentações teatrais e também participar de oficinas que serão realizadas no mesmo período do festival.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas