17 de novembro | 2013

Olímpia pode continuar sofrendo apagões e piscas-piscas até 2015

Compartilhe:

Considerando informações obtidas nos Anuários Estatísticos de Energéticos por Município no Estado de São Paulo, elaborado a­nu­­almente a partir de 20­07 pela Secretaria de Energia, e também informações da CP­FL Paulista, co­n­cessionária do serviço de distribuição de energia elétrica no município de Olímpia, pode se chegar ao entendimento de que a cidade poderá continuar a sofrer com os apa­gões e os famosos piscas-piscas, até pelo menos no ano de 2015.

Esse é o prazo final estabelecido em uma “nota à imprensa” enviada pela assessoria da empresa a esta Folha nesta semana. Além disso, a reportagem questionou a respeito desse problema em um e-mail enviado à empresa no início da semana.

No entanto, no mesmo comunicado, a CPFL informa que investe cerca de R$ 1,4 milhão na substituição de um transformador da Subestação Jardim Paulista, localizado na zono leste de Olímpia.

A informação faz parte da explicação do porque uma carreta com um grande transformador estava estacionado ao lado da su­b­e­s­tação: “Para que a troca dos e­quipamentos seja possível, a distribuidora utiliza a estrutura de sub­es­tação móvel, garantindo assim a continuidade do fornecimento de energia aos seus clientes”, diz a nota.

Também segundo a nota, a subestação será contemplada no planejamento de expansão do sistema elétrico da distribuidora e até 2015 receberá investimentos na ordem de R$ 10 milhões para sua ampliação. “Ao final deste período serão instalados um transformador 138/13,8kV de 12,5M­VA que aumentará a capacidade de distribuição local em 47% e um auto­trans­for­mador 138/69kV de 42MVA que melhorará o suprimento de toda a região”, afirma outro trecho.

CONSUMO AUMENTOU 32%

Por outro lado, provavelmente levado pelo desenvolvimento das atividades turísticas no município, no período entre 2007 e 2012 o consumo de energia elétrica cresceu aproximadamente 32%.

De acordo com os dados da Secretaria de Energia, enquanto em 2007 a cidade consumia pou­co ma­is de 96 milhões de kw/h, com 18.276 pontos de con­sumo, 2012 fechou com quase 127 milhões de kw/h, já com 20.952 con­sumidores.

Provavelmente seja esse o motivo de tantos apa­gões, aparentemente sem motivo nenhum, e tantos piscas-piscas (interrupções momentâneas do fornecimento de ener­gia), que têm gerado muitos problemas e reclamações de consumidores.

Essas reclamações foram co­mu­­ni­cadas à empresa pela reportagem. Consta que esses problemas ocorrem principalmente na zona leste da cidade, coincidentemente ao lado da subestação Jardim Pau­­­lista.

Por outro lado, há muitas reclamações dos famosos piscas-piscas no fornecimento de energia na cidade, em alguns bairros, mas principalmente na zona leste, basicamente ao lado da própria subes­tação.

Também foi questionado se essa expansão da capacidade da su­bestação já seria no sentido de resolver a questão. “As intervenções na Subestação Jardim Paulista visam garantir o fornecimento de energia elétrica a todos os seus clientes com qualidade e capacidade de atendimento a expansão de toda a região”, respondeu a assessoria da empresa.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas