10 de março | 2020
Cuidados para a pele morena e negra
01- Cada tipo de pele tem suas características especiais e devem ser tratadas de acordo com elas. As peles morena e negra são ricas em melanina, proteína que pigmenta e confere mais elasticidade e resistência, apresentando algumas vantagens como menos rugas, menos flacidez e menos marcas de envelhecimento / GB Imagem
02- Usar produtos específicos para retirar a maquiagem e limpar a pele é fundamental. Em seguida, caprichar na hidratação / GB Imagem
O Brasil é um país rico na diversidade cultural com diferentes etnias, por isso, tem os mais variados tipos de cabelo e de pele. Cada tipo de pele possui características específicas e deve ser cuidada de acordo com elas.
As peles morena e negra são ricas em melanina, proteína que pigmenta e confere mais elasticidade e resistência, apresentando algumas vantagens como menos rugas, flacidez e marcas de envelhecimento.
Ao mesmo tempo em que esses tipos de pele têm tendência em ser mais oleosa, ressecá-las é muito fácil. Fatores do cotidiano como atritos com objetos, roupas, sandálias e a falta de hidratação a deixam fragilizada, com aspecto áspero e acinzentada, por isso, hidratar e cuidar diariamente é essencial.
O uso de protetor solar no rosto é de extrema importância para todos os tipos de pele e para hidratá-lo uma boa dica são as soluções em spray que com apenas algumas borrifadas auxilia a repor a água perdida de forma rápida e prática.
Os lábios grossos são uma das características mais marcantes no rosto das pessoas negras e o chamado regenerador labial é um poderoso aliado para mantê-los saudáveis e bonitos o dia todo. Procure as formulações que contenham também Vitamina E, que além de hidratar, protege os lábios contra os radicais livres.
Pés, joelhos, cotovelos e calcanhares, que são áreas de atrito constante e com menos hidratação natural, também merecem atenção especial: recomenda-se esfoliá-los e hidratá-los com cosméticos que além dos agentes hidratantes, contenham também a pró-vitamina B5, que auxilia na renovação natural da pele.
E mais, durante o verão tomar cuidado com os procedimentos de estética, tais como peelings e uso de produtos à base de ácidos.
Durante o verão é comum também o aparecimento de espinhas e cravos e o importante, neste caso, é não espremer, pois poderá ocasionar manchas à pele. O ideal é limpar a pele de modo adequado e com profissionais competentes no assunto, mantendo a cútis hidratada com produtos específicos e sempre usar o protetor solar.
É preciso estar atento ao aparecimento de manchas, além de seus aspectos como a coloração, caso ela seja branca é sinal de desidratação, sendo importante reforçar a hidratação, com aplicação de cremes após o banho.
Caso a mancha seja escura, vale usar filtro solar com um fator de proteção maior que 30, diretamente nas manchas, além de cremes clareadores à noite.
Sem proteção a pele negra mancha facilmente, perde o brilho e torna-se opaca. Os cuidados precisam ser redobrados por conta da exposição ao sol, prevenindo-se também o aumento de cravos e espinhas. A limpeza da pele deve ser feita corretamente pela manhã e à noite, o que evitará a dilatação dos poros. Lavar o rosto com um sabonete de acordo com o tipo de pele, usar uma loção adstringente e passar filtro solar próprio antes de sair de casa, ajudam a diminuir a oleosidade do rosto. À noite após a limpeza é recomendado utilizar um creme com vitamina C ou hidroxiácidos. No corpo um hidratante lubrificante, com óleo de avelã, uva ou macadâmia é o suficiente. Antes de optar por este, ou aquele produto, o ideal é que um especialista seja consultado para melhor avaliar o tipo de pele.
Beber bastante água, evitar banhos muito longos e demorados e hidratar-se diariamente são hábitos positivos para estar sempre linda e saudável.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!