03 de dezembro | 2023

Olímpia é 3.ª em número de raios na região de Rio Preto

Compartilhe:

RAIOS QUE NÃO PARTAM!
Fenômeno El Niño Impulsiona Aumento e transforma região em ‘ímã’ de raios.
Em 2023 a cidade teve aumento de quase 50% no número de descargas elétricas.

 

A cidade de Olímpia, conhecida por seus parques aquáticos, registrou um aumento significativo no número de raios em 2023, posicionando-se como a terceira cidade com mais descargas elétricas na região de Rio Preto. Este aumento está diretamente relacionado ao fenômeno El Niño, que tem afetado diversos padrões climáticos ao redor do mundo.

De acordo com dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e outubro de 2023, a região de Rio Preto contabilizou 167.678 raios, um aumento de 16,7% em relação ao ano anterior. Olímpia viu um crescimento de 48,1% nas descargas elétricas, saltando de 16.590 em 2022 para 24.570 em 2023.

O coordenador do Elat/Inpe, Osmar Pinto Júnior, explica que o El Niño, um fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no oceano Pacífico Equatorial, é responsável por alterações significativas nos padrões de circulação atmosférica e precipitação. “Este ano, estamos diante de um El Niño forte, que aumenta a incidência de raios, especialmente na região Sudeste do Brasil”, afirma Osmar.

A cidade de José Bonifácio lidera o ranking regional com 40.917 raios, seguida por Novo Horizonte, que, curiosamente, embora tenha ficado em segundo, registrou uma queda no número de raios em relação ao ano anterior. São José do Rio Preto ficou na quarta posição, com um aumento de 28,6% nas descargas elétricas.

O aumento de raios traz preocupações quanto à segurança. O diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin, orienta que em caso de tempestades, as pessoas devem evitar áreas abertas e procurar abrigos sólidos. “Locais como piscinas, lagos e rios são especialmente perigosos durante tempestades, devido à maior propagação dos efeitos dos raios na água”, alerta Lamin.

O Elat também fornece orientações sobre o que não fazer durante tempestades, como abrigar-se perto de árvores ou utilizar equipamentos elétricos conectados à rede elétrica.

Este fenômeno natural, embora fascinante, requer cautela e conhecimento sobre medidas de segurança. A população de Olímpia e região deve estar atenta às previsões meteorológicas e seguir as orientações das autoridades para minimizar riscos durante períodos de alta incidência de raios.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas