03 de agosto | 2015

A Aurora Boreal e o Sol da Meia-Noite são os atrativos da Noruega

Compartilhe:

1– Palácio da Família Real norueguesa, um destino indispensável para quem quer conhecer um pouco da história e cultura da Noruega / GB Imagem

 

2- A Catedral de Nidaros é considerada a igreja mais significante da Noruega e está localizada em Trondheim. Originalmente, era uma catedral da diocese norueguesa, estabelecida em 1152. Desde a Reforma Protestante, tem sido a catedral dos bispos luteranos de Trondheim ou de Nidaros. O estilo arquitetônico da catedral é românico e gótico / GB Imagem

 

3– Assistir à aurora boreal é uma experiência mística inesquecível, que agrada a qualquer turista e a Noruega pode ser o local ideal para tal proeza / GB Imagem

 

4- Outro atrativo imperdível na Noruega é o sol da meia-noite. O sol da meia-noite é um fenômeno natural que significa que o sol não se põe. Se o céu estiver limpo, é possível ver o sol 24 horas por dia / GB Imagem

 

5 – Parece cena de filme, mas esta é paisagem da Noruega. Com certeza é deixar qualquer forasteiro de boca aberta / GB Imagem

 

A Aurora Boreal e o Sol da Meia-Noite são os atrativos da Noruega

 

Nesta semana o nosso roteiro turístico tem como destino a Noruega, uma monarquia constitucional situada no Norte da Europa com uma população 5,84 milhões, governado por Sua Majestade, o Rei Harald V da Noruega e pela Primeira-Ministra Erna Solberg. A capital é Oslo, a religião oficial é a Estatal Igreja Luterana da Noruega. Por lá se falam o norueguês e também o sámi em alguns distritos.

Mas o interessante mesmo da Noruega é o turismo. E claro, quando se fala em uma monarquia, o interesse fica para o palácio real e na Noruega não é diferente. Por isso, não deixe de visitar o Palácio Real, que fica em Oslo e está localizado no final da movimentada Rua Karl Johans Gate. A construção é simples e com pouca ostentação, mas mesmo assim não deixa de marcar presença devido a sua grandiosidade.

Já a Catedral de Nidaros é considerada a igreja mais significante da Noruega e está localizada em Trondheim. Originalmente, era uma catedral da diocese norueguesa, estabelecida em 1152. Desde a Reforma Protestante, tem sido a catedral dos bispos luteranos de Trondheim ou de Nidaros. O estilo arquitetônico da catedral é românico e gótico.

A natureza da Noruega é um espetáculo à parte. Por exemplo, assistir à aurora boreal é uma experiência mística inesquecível, que agrada a qualquer turista. A aurora boreal ocorre com maior frequência no final do outono e no início da primavera europeia. Os melhores meses para observar o fenômeno são outubro, fevereiro e março, e o melhor horário é entre seis horas da tarde e uma hora da manhã. A fim de aproveitar o espetáculo ao máximo, recomenda-se evitar a fase da lua cheia e lugares muito iluminados, já que isso compromete a visão.
Lembre-se de que a aurora boreal é regida pelas forças da natureza, e que é preciso dar tempo ao tempo para vê-la. A aurora boreal adora brincar de esconde-esconde, e, muitas vezes, o vislumbre deste fenômeno luminoso é uma prova de paciência. Recomenda-se permanecer uma a duas semanas nas áreas onde há aurora boreal para aumentar a probabilidade de apreciá-la – mas nem assim é garantido que as nuvens não obstruam a vista.

Às vezes, todas as cores da aurora boreal aparecem ao mesmo tempo, enfeitando o céu em tons de laranja, lilás, verde e vermelho. Outras vezes, a aurora boreal forma apenas um véu de luminosidade esverdeada que invade o céu. Não há duas auroras boreais iguais.

Originada pelo Sol, a aurora boreal é o resultado de fortes explosões que lançam grandes quantidades de partículas eletrizadas em direção a Terra. As partículas são lançadas ao espaço a uma velocidade de 300 km/s a 1.000 km/s. Ao colidirem com os gases da atmosfera terrestre, começam a incandescer, formando um fantástico espectro luminoso.

Outro atrativo imperdível na Noruega é o sol da meia-noite. O sol da meia-noite é um fenômeno natural que significa que o sol não se põe. Se o céu estiver limpo, é possível ver o sol 24 horas por dia. O período do sol da meia-noite varia de acordo com a latitude. Na província de Nordland, perto do Círculo Polar Ártico, o fenômeno pode ser visto de 12 de Junho a 1 de Julho; em Cabo Norte, o sol da meia-noite aparece entre 14 de Maio e 29 de Julho; e, no polo Norte, o sol não se põe durante seis meses.

Cabo Norte é um excelente lugar para ver o sol da meia-noite. A região oferece diversas atividades, por exemplo, a observação de pássaros na Ilha de Stappan. Lá podem ser vistas espécies como o papagaio-do-mar, o corvo-marinho, o airo, a alca e a águia-marinha.

Faça uma caminhada noturna e deixe a paisagem do Norte da Noruega revelar a sua verdadeira face. A luz noturna confere uma energia mágica às montanhas. Muitas das trilhas recomendadas de dia são ainda mais emocionantes de noite. Perto de Harstad, uma alternativa são as caminhadas noturnas com guia até Keipen.   

Outro atrativo interessante é um passeio de barco pelos fiordes de onde se vislumbram paisagens que poucos outros lugares do mundo podem oferecer. Do convés do barco avista-se um cenário imponente, com encostas altivas de ambos os lados.

A Noruega fica na mesma latitude de Alasca, Groenlândia e Sibéria, mas comparada com estes lugares, é favorecida por um clima mais agradável.

No verão a temperatura atinge o pico entre o final de junho e o início de agosto, podendo chegar a 25ºC a 30ºC em julho e agosto. Neste período, os dias são longos e claros, enquanto a umidade do ar é baixa. Nadar é uma atividade popular no verão, já que a temperatura do mar pode subir até 18ºC ou mais. 
No outono, as paisagens são pintadas de tons dourados. As temperaturas caem gradativamente em setembro, o mês perfeito para colher bagas e cogumelos. No outono, a queda de temperatura é maior no interior do que na costa, tornando as áreas costeiras as menos frias. Em setembro, as áreas externas do Fiorde de Oslo têm a temperatura média mais elevada.

No Inverno, grande parte da Noruega transforma-se num paraíso de neve.  Nas áreas de baixa altitude do interior, tanto no Norte quanto no Sul da Noruega, as temperaturas no inverno podem cair muito, chegando, às vezes a – 40ºC no interior das províncias de Finnmark e Troms, e nas regiões Centro e Leste do país. 

A primavera norueguesa vai de maio aos meados de junho, a paisagem local ostenta uma beleza incrível. As árvores e as flores desabrocham, a neve nas montanhas derrete e as cascatas borbulham.

Lembre-se de que o tempo e as temperaturas podem mudar bruscamente, sobretudo nas montanhas. Prepare-se para as forças da natureza, independentemente da estação do ano, e sempre leve calçados e agasalhos resistentes.

Gostou? A Noruega pode ser um destino inesquecível para suas férias. Procure já seu agente de viagens e tenha férias maravilhosas.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas