16 de dezembro | 2019

Ministério público representa contra dois eleitos do Tutelar

Compartilhe:

Segundo o Ministério Pú­­blico local, a promotora da Infância e Juventude en­controu irregularidades passíveis de representação para a cassação da eleição de apenas dois conselheiros eleitos em outubro na eleição que vem sendo con­­siderada a mais bizarra da história dos conselhos em Olímpia.

Segundo sua assistente, a promotora Maria Cristi­na Geraldes Fochi Reis, antes de sair de férias deixou a informação para a Folha de que teria representado contra dois dos candidatos eleitos, mas que qualquer outra informação a respeito do assunto só seria fornecida em janeiro quando voltaria a atuar em seu cargo em Olímpia.

Como se recorda, recentemente ela afirmou que não existia a possibilidade de anulação da eleição do Conselho Tutelar realizada em 06 de outubro último, mesmo com as diversas denúncias de irregularidades e, se achasse indícios de ilegalidades específicas de cada eleito estes seriam denunciados e poderiam ter os mandatos cassados mesmo após a posse que acontecerá no início do ano.

A promotora trabalhou num inquérito que continha vários vídeos, áudios e fotos levados por ex-candidatos aos cargos e com a oitiva de dezenas de testemunhas.

A ELEIÇÃO

Como se recorda, numa eleição conturbada, cheia de acusações de irregularidades estampadas no Fa­cebook, o Conselho Tutelar de Olímpia, que deverá representar as crianças e a­dolescentes de 2020 até 2023, teve como resultado a seguinte classificação:

Primeiro lugar, Cíntia Ba­­­lieiro, com 563 votos; em segundo, Lucimara Batista, 457 votos; 3º, Mari­lene Bau, 376 votos; 4º, Rosân­gela Salomão, 375 votos; em 5º, Daniel Gar­cia, 363 votos.

Ficaram na suplência, em 6º, Ana Rita de Souza – 299 votos; em 7º, Patrícia Cezário – 292 votos; em 8º, Márcia Montanhini – 281 votos; em 9º, Gabri­elle Pimenta – 175 votos; em 10º Vanessa Monta­nha­ni – 160 votos.

A votação aconteceu entre 08 e 17 horas do dia 06 de outubro na E.E. Dona Anita Costa e nos distritos de Ribeiro de Santos e Ba­guaçu os eleitores votaram nos Núcleos Assisten­ciais.

O resultado da apuração, que aconteceu na escola Anita Costa, saiu às 22h10, do mesmo dia. No total, 4.775 pessoas, mais de 10% do total de eleitores de Olímpia, 41.477 e­leitores, número superior a 64% em relação à eleição anterior (2.898 eleitores), compareceram para votar nas 14 urnas do Ani­ta Costa e uma em cada dis­trito e escolher seu candidato entre 30 concorrentes.

CONSELHO REFERENDOU ELEIÇÃO

A última informação di­vulgada pelo Conselho Mu­nicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA no começo de novembro dava conta de que um relatório que considerava válida a eleição para o Conselho Tutelar realizada em 06 de outubro último.

Na mesma divulgação existia a informação de que seria aberto novo prazo para recursos. Mas até o momento nada foi divulgado dando conta do encerramento do processo na esfera administrativa.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas