03 de dezembro | 2023

Microrregião de Olímpia incluída entre os novos municípios que tiveram 5G liberado

Compartilhe:

OLÍMPIA PODE CONECTAR!
Operadoras que adquiriram lotes poderão licenciar estações de 5G nestas cidades.
A decisão amplia a cobertura 5G para mais de 3 mil municípios, beneficiando cerca de 81% da população brasileira.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na quarta-feira (29) a autorização para o uso da faixa de 3,5 GHz para a tecnologia 5G em 623 novos municípios brasileiros. Esta decisão inclui todas as cidades da microrregião de Olímpia, elevando para 3.079 o total de municípios brasileiros habilitados a receber a nova geração de conexão móvel.

A partir de 4 de dezembro de 2023, as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento para ativar estações de 5G standalone nessas localidades. Entre as cidades beneficiadas estão Olímpia, Altair, Guaraci, Severínia, Cajobi e Embaúba, além de outras próximas como Barretos, Catanduva e São José do Rio Preto.

É importante ressaltar que a liberação da faixa pela Anatel não implica a instalação imediata das redes 5G. A disponibilidade efetiva do sinal depende dos planos de cada operadora de telefonia móvel.

Esta expansão foi possível após a migração da recepção do sinal de TV aberta e gratuita da banda C satelital para a banda Ku, coordenada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI). A entidade Siga Antenado, responsável por esta transição, confirmou a conclusão das ações necessárias para a desocupação da faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS) nos 623 municípios.

Segundo a Anatel, a liberação do 5G nessas novas áreas significa que aproximadamente 172 milhões de brasileiros, ou cerca de 81% da população do país, estão agora em regiões cobertas pela tecnologia. A agência destaca que este avanço está alinhado com as previsões do edital da faixa de 3,5 GHz.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas