06 de setembro | 2009

Meninos de 10 e 11 anos estão com suspeita de gripe suína

Compartilhe:

 Mais três pessoas com suspeitas de terem contraído a gripe In­fluen­za A, denominada cientificamente por H1N1, mas que ficou conhecida mundialmente por ‘gripe suína’, foram notificados em dois dias pela Secretaria Municipal de Saúde. Dois deles, um menino de 10 anos e outro de 11anos, foram colhidas e encaminhadas amostras para o Instituto Adolfo Lutz, da cidade de Ribeirão Preto. Os dois estão internados na área de isolamento da Santa Casa, mas passam bem.

O terceiro caso, de acordo com a coordenadora de Vigilância e Saúde, Marli Manzatto Belucci dos Santos, é de um homem de 39 anos de idade, que, por decisão própria, buscou um médico da cidade de Ribeirão Preto, para ter mais certeza se é apenas mais um caso de pneumonia, ou seja, uma decisão particular do paciente. “Foi para lá porque queria mais esclarecimentos para saber se era apenas uma pneumonia, mas não foi encaminhado como um caso grave. Ele foi por conta própria e em veículo particular”, disse.

Sobre as duas crianças, o menino de 11 anos a amostra foi colhida na quinta-feira, dia três e do menino 10 anos a amostra foi colhida na sexta-feira. A expectativa, agora, é para a chegada dos resultados, que têm demorado além do prazo de sete dias previsto inicialmente. “Mas estão bem, estamos monitorando”, avisou.

O caso desses meninos causou mais preocupação e chegou a ser tratada como um possível “surto de síndrome gripal”, porque estudam na mesma escola e havia outras crianças apresentados sintomas de febre.

Porém, o surto não foi confirmado, depois que a vigilância esteve na escola para investigar, na manhã da sexta-feira, dia quatro. “Não teve nada. As outras pessoas da mesma sala não tinham mais os sintomas, a não ser uma febre baixa. Então, não é caracterizado como surto”, informou.

Por isso, a coordenadora de Vigilância e Saúde recomenda às mães que quando os filhos apresentarem quadro de febre ou tosse, não mandá-los para a escola. “Se tiverem febre devem procurar o postinho mais próximo e sempre avisar qual a escola a criança freqüenta”, solicita.

Até agora, embora o antiviral Tamiflu tenha sido receitado apenas para três pessoas, no total a Secretaria registra 13 casos suspeitos, um deles, o de uma mulher de 25 anos de idade que ficou internada na Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto, cujo exame deu negativo para gripe suína e chegou na tarde da sexta-feira, dia quatro.

Santa Casa

Por outro lado, a enfermeira responsável técnica da Santa Casa de Olímpia, Andressa Fer­nanda Spag­nol (foto), disse que, atualmente, são apenas os dois meninos que estão internados em isolamento. “Esses pacientes já estão medicados e foram realizados exames”, disse.

De acordo com ela, todos os casos atendidos no hospital foram encaminhados ou pelo Centro de Saúde ou por algum médico que atendeu em consultório particular. No total, 11 pessoas foram internadas no hospital.

Sobre o paciente que decidiu buscar tratamento em Ribeirão Preto, Spagnol informou que a suspeita é em decorrência de uma pneumonia. Segundo ela, se trata de uma pessoa ligada à área da saúde e presta serviço para a Santa Casa. “Foi ser tratado com um médico particular e ainda continua com um quadro de febre alta e internado em Ribeirão”, afirmou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas