21 de maio | 2017

Martines destaca a importância do Thermas dos Laranjais para a Santa Casa e para a população

Compartilhe:


Na avaliação do médico Nilton Roberto Martines (sendo entrevistado), que inclusive foi diretor clínico da Santa Casa de Olímpia até bem pouco tempo atrás, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais é de suma importância tanto para o hospital que dá suporte a milhares de pessoas da microrregião, quanto para a população de Olímpia. Ele lembra que não foi apenas uma vez que o clube ajudou, mas que sempre esteve disposto a atender as necessidades da instituição.

A avaliação se dá, em razão de questionamentos que estão sendo feitos quan­to à ajuda que o Ther­mas tem dado ao único hospital da cidade pelo advogado da entidade, Luiz Carlos Piton Filho que, após brigar com o filho do presidente do clube e perder parte do poder no Resort que administrava totalmente e passar a fazer acusações contra a diretoria do parque, acabou tendo as suas procurações revogadas.

“Bom, à parte das polêmicas existentes eu posso dar o meu depoimento como diretor clinico e como médico. Na época nós enfrentamos uma dificuldade enorme. Nós estávamos sem antibiótico e sem condições de comprar, estávamos sem fio de sutura de maneira que seriam paradas 350 cirurgias que fazíamos ao mês na Santa Casa”, conta.

Segundo o médico, “neste momento nós recorremos ao Thermas mostrando a importância da Santa Casa se manter viável e que nós precisaríamos de ajuda. Eles fizeram promoções e durante quase dois anos nos deram esses fios e os antibióticos, e tiraram a Santa Casa dessa situação crítica de ter que parar as suas cirurgias  e seu atendimento por causa de falta de antibiótico e fios”.

Além disso, acrescenta: “também me lembro que eles fizeram uma arrecadação de uma quantidade enorme de alimentos e na época, a Santa Casa ficou sem ter que comprar nenhum tipo de alimento durante pelo menos 60/90 dias. Então, Na minha opinião, o Thermas dos Laranjais é fundamental para a cidade de Olímpia e foi e continua sendo fundamental para a Santa Casa de Olímpia”.

Nilton Martinez conta que atualmente situação semelhante está ocorrendo. “O único Raios X da Santa Casa queimou e também uma autoclave, que é o que faz as  esterilizações também queimou. Nós estamos tentando uma série de coisas, mas não conseguimos nada até agora, então nós estamos trabalhando com apenas uma autoclave. Se essa autoclave queima, ou dá algum problema nós ficaríamos também sem operar por falta de esterilizações de materiais”.

JORGE NORONHA

“Mais uma vez, continua o médico, “não como diretor clínico, mas como amigo, recorri ao Thermas dos Laranjais, ao Jorge Noro­nha, expliquei a situação e eles se comprometeram a pagar o conserto das duas coisas. Então, a população, nesse momento, não sabe destas coisas, mas eu torno público porque você imagina a população sem raios X? Imagina a Santa Casa com 350 cirurgias no mês trabalhando com apenas uma autoclave? Eu entendo que o bom senso deveria prevalecer nestas situações e o Thermas deve sim continuar ajudando a Santa Casa, porque não está ajudando a Santa Casa, ou o doutor Nilton, ou os médicos, está sim ajudando a população, não só de Olím­­pia, mas de toda região. Na minha opinião o Thermas está fazendo a­qui­lo que é sua função social”.

Mas Martinez fala também da questão econômica: “Bom eu estou em Olímpia há 43 anos e vi vários ciclos se passarem e eles se passaram e a cidade continua na mesma. Foi o ciclo do café, da laranja e me parece também que teve óleo, tudo isso acabou e Olímpia hoje no meu entendimento, sem o Thermas seria uma cidade totalmente fantasma vivendo da agricultura. Hoje o Thermas alavancou a cidade, que é conhecida nacionalmente. Em todo lugar que a gente vai falam de Olímpia, do Thermas dos Laranjais. Alavancou a economia não só de Olím­pia como regional, de maneira que eu acho que o Thermas vem sendo muito bem administrado”, destacou.

Sobre o idealizador do Thermas, Benito Benatti, o médico selienta: “É uma figura ímpar em Olímpia. Ele foi prefeito sem ter mandato, um deputado sem ter mandato, porque só ele acreditou mesmo que poderia dar certo esta atividade turística em Olímpia. Hoje é uma realidade. Olímpia, agora que acordou para isto de uns dois, três anos pra cá e a gente tem a impressão que podemos dobrar a população e alavancar numa situação de crise extrema; Olímpia embora a crise tenha chegado mas em menor intensidade, graças a que? Graças ao Thermas dos Laranjais que ativou o turismo e os investimentos na cidade de Olímpia”.

Martinez comentou também sobre a capacidade do arquiteto Jorge Noronha: “gostaria até de tecer alguns comentários a respeito do senhor Jorge Noronha. Eu não o conhecia pessoalmente e quando fui falar com ele a respeito dos problemas das Santa Casa ele me deu uma aula a respeito do turismo, do Thermas e de investimentos. Eu sai extraordinariamente impressionado com a capacidade do Jorge Noronha para comandar o Thermas dos Laranjais. Se eu tivesse alguma dúvida durante uma votação, em votar ou não nele, hoje posso afirmar categoricamente que votaria sem medo, dado o tipo de explicação, o tipo de comentário, a visão futurista que ele herdou do Benito Benatti e ao respeito que ele tem pelo senhor Benito Benatti. Para mim é uma figura impar que eu tive o prazer de conhecer e espero que essa amizade se torne concreta durante o longo destas nossas vidas, porque eu acho que no futuro, a saúde de Olímpia deverá estar integrada ao Thermas dos Laranjais”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas