25 de outubro | 2012

Jacyr Costa Filho é nomeado para Conselho do grupo Tereos e deixará a presidência da Açúcar Guarani

Compartilhe:

O atual diretor-presidente da Guarani, Jacyr Costa Filho, deixará o comando da empresa. Ele foi indicado para assumir a Divisão de Cana-de-açúcar no Comitê Executivo do grupo. Para tanto, será nomeado membro do Conselho Executivo do grupo internacional proprietário da Guarani. Ele permanecerá na atual posição de diretor- presidente da empresa brasileira, até a nomeação de um sucessor.

Alexis Duval, que assumiu a posição de presidente do Grupo Tereos em 1o de outubro, anunciou uma nova composição para seu Comitê Executivo. A estrutura terá um representante de cada atividade do grupo: beterraba, cana-de-açúcar e cereais.

Com a nomeação para o Comitê Executivo, Costa Filho será responsável pela estratégia e desenvolvimento do polo canavieiro no Brasil e se encarregará da representação das atividades de transformação de cana-de-açúcar perante as autoridades e as entidades setoriais brasileiras.

“O conhecimento e a experiência de Jacyr Costa Filho no setor sucroenergético será uma importante contribuição para o Comitê Executivo do Grupo Tereos”, assinalou Alexis Duval.

Os membros do Comitê Executivo do Grupo Tereos são: Alexis Duval (Presidente); Yves Belegaud (Divisão Beterraba); Jacyr Costa Filho (Divisão Cana-de-Açúcar); Pierre-Christophe Duprat (Divisão Cereal); Olivier Casanova (Financeiro) e Etienne van Dyck (Secretário Geral).

GUARANI
A Guarani é uma das empresas líderes do setor sucroenergético brasileiro. Seu principal negócio é a transformação da cana-de-açúcar em açúcar, etanol e energia, bem como a comercialização desses produtos. A empresa possui sete unidades industriais, localizadas na região noroeste do Estado de São Paulo. São elas: Andrade, Cruz Alta, Mandu, São José, Severínia, Tanabi e Vertente (controle de 50% em parceria com o Grupo Humus).

Com capacidade para processar 20 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz 1,9 milhão de toneladas de açúcar, 900 000 m³ de etanol e 220 MW de potência instalada de cogeração de energia elétrica, tem como acionistas duas empresas líderes em suas áreas de atuação, a Tereos Internacional e a Petrobras Biocombustível. A Tereos Internacional, por sua vez, é controlada pelo grupo francês Tereos, um dos principais produtores de açúcar, amido, etanol e álcool do mundo.

GRUPO TEREOS
A Tereos é um grupo agroindustrial cooperativo especializado na transformação de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. O Grupo tem registrado, nestes últimos 20 anos, um crescimento extremamente elevado, multiplicando a sua produção de açúcar, amido e álcool por 50. Em 2011, a Tereos, que conta com 39 unidades de produção e 26,5 mil funcionários, faturou € 4,4 bilhões.

O Grupo dispõe de posições de liderança em três atividades: açúcar (n°4 mundial, n°1 na França e na República Checa, n° 3 no Brasil), álcool e etanol (n°1 na Europa, n°3 no Brasil), bem como amido (n°3 na Europa) e é acionista majoritário da Tereos Internacional, listada na BM&F Bovespa.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas