18 de março | 2018

“Internet Para Todos” em Olímpia ainda depende de reunião para definir como será

Compartilhe:

Apenas após uma reunião técnica que a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia realizará com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicações, é que se terá condições de saber o que o programa “Internet Para Todos” poderá oferecer para a população da cidade. De antemão, o que se sabe é que nas escolas, hospitais e unidades de saúde o sinal deverá ser implantado, atendendo não apenas os funcionários, mas também a população que estiver no local.

De acordo com a Prefeitura, as antenas que espalharão a conectividade serão entregues pelo Governo Federal. Mas os pontos onde elas serão instaladas serão definidos pela equipe da Prefeitura. Por enquanto, não há nenhuma definição de onde elas ficarão, porque o município aguarda reunião técnica com os representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações.

O objetivo do programa é o de levar conectividade para as localidades, escolas, hospitais e unidades de saúde brasileiras, que ainda não possuam acesso à banda larga. Porém, os moradores de alguns bairros pré-determinados, que ainda não foram decididos, poderão ter um custo bem abaixo para ter acesso e nos órgãos públicos o acesso será gratuito.

“Em espaços públicos a banda larga será gratuita para os servidores e com conexão wifi para a população. Quanto aos bairros ainda não foi nada definido. Estão aguardando essa reunião técnica com o Ministério. Por enquanto foi apenas um convênio. A forma como ele será executado ainda não foi definida”, diz trecho da resposta da Prefeitura para a reportagem desta Folha da Região.

CONVÊNIO

A Estância Turística de Olímpia foi selecionada entre 2 mil cidades do Brasil para receber o programa “Internet para Todos”, do Governo Federal, na segunda-feira desta semana, dia 12, quando o prefeito Fernando Augusto Cunha participou em Brasília da cerimônia de assinatura do Termo de Adesão ao Programa, que contou com a presença do presidente Michel Temer e do ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab.

O objetivo do programa é o de levar conectividade para as localidades, escolas, hospitais e unidades de saúde brasileiras, que ainda não possuam acesso à banda larga.

O prefeito destaca que se trata de um programa “de alta tecnologia, que será implantado através de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações, sendo que o convite para Olímpia participar foi feito especialmente pelo ministro Gilberto Kassab, que tem um grande apreço pelo município”.

SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO

A conexão será disponi­bilizada por meio do Satélite Geoesta­cioná­rio de Defesa e Comunicações Estratégicas, que é parte do esforço do governo brasileiro para ampliar o acesso à internet no Brasil, que foi lançado ao espaço em maio de 2017. Segundo o termo de adesão, “caberá ao Governo Federal a contratação dos equipamentos e escolha do provedor, enquanto que o município cuidará da infra­es­trutura básica, as condições necessárias para a instalação da antena e dos equipamentos, além de garantir a segurança da área e as despesas de energia elétrica que estes equipamentos vão consumir”.

INCLUSÃO SOCIAL

Ao apresentar o programa, o ministro Kassab citou que “o impacto será não apenas na educação, na saúde, mas principalmente na abrangência de um projeto de inclusão social, então nós vamos dar acesso a milhões de brasileiros que hoje moram ou estudam em áreas que não tem conectividade”, disse Kassab.

Para o prefeito Fernando Cunha “além de atender ao cidadão na sua residência ou estabelecimento comercial com custo baixo, os equipamentos serão utilizados para levar internet de alta velocidade para as escolas municipais e para as unidades de saúde e de assistência social existentes nas localidades incluídas no programa”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas