02 de setembro | 2007

IBGE conta só 48.004 habitantes no município de Olímpia

Compartilhe:

 

De acordo com o resultado preliminar divulgado por volta das 10 horas da manhã desta sexta-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a contagem da população encerrada em meados do mês de agosto apontou que o município de Olímpia tem em seus 804 quilômetros quadrados, apenas 48.004 habitantes, total 2,5% menor que o estudo divulgado no ano passado, pelo Sistema Seade de Projeções Populacionais (SSPP).

Este resultado indica que, diferentemente do que havia sido anunciado, dando conta de que na comparação à projeção do dia primeiro de julho de 2006 a população de Olímpia deveria passar de 48.810 habitantes para, pelo menos, 49.260, na verdade, considerando o valor científico do estudo, o município na verdade vem perdendo seus moradores.

Na ocasião da divulgação do estudo, a editoria do jornal chegou alertar que o crescimento populacional de Olímpia seria na mesma proporção de Altair e, por outro lado, menor que os índices aos quais deveriam chegar os municípios de Guaraci e Severínia.

Entretanto, há de se ressaltar que o resultado divulgado na manhã de ontem é considerado apenas preliminar pelo IBGE. Porém, nada muito diferente disto poderá acontecer quando houver a divulgação oficial no dia 24 deste mês de setembro, até mesmo em razão do sistema utilizado no trabalho realizado neste ano. Os dados, mesmo que preliminares, são o resultado da Contagem da População dos Censos 2007.

No entanto, em razão de domicílios fechados ou recusa do morador em fornecer os dados, uma conferência será realizada entre este sábado e o próximo dia 12 de setembro.

Por fim, somente no dia 31 de outubro de 2007 o IBGE encaminhará os resultados finais ao Tribunal de Contas da União, que os utilizará como base de cálculo das quotas referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Já as informações complementares sobre sexo e idade da população serão divulgadas dia 28 de dezembro.

A agilidade da divulgação, até mesmo dos dados preliminares, é justificada pelo IBGE por causa da utilização de cerca de 82 mil PDA’s (Personal Digital Assistants), em substituição aos tradicionais questionários de papel.

As vantagens da coleta eletrônica foram inúmeras, principalmente no que diz respeito à rapidez e agilidade nas entrevistas, processamento das informações recolhidas e comunicação dos resultados à sociedade.

 

Só Cajobi na comarca supera a projeção feita por Seade

De acordo com o resultado preliminar divulgado na manhã desta sexta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas o município de Cajobi superou a projeção divulgada em 2006 pelo Sistema Seade de Projeções Populacionais (SSPP). De acordo com o estudo a cidade, que teria em primeiro de julho deste ano 9.578 habitantes, de acordo com o IBGR, tem 9.519.

As demais cidades da microrregião de Olímpia, em todas, os resultados preliminares ficaram abaixo do que o projetado e até mesmo o que era esperado, principalmente pelas prefeituras municipais.No caso de Severínia, por exemplo, que o estudo indicava 25.882 moradores, segundo o levantamento do IBGE tem 14.710. Para Altair o estudo indicava o total de 3.770 habitantes, mas o resultado divulgado nesta sexta-feira indica o total de 3.253.

Para o município de Guaraci o estudo indicava 9.657 moradores. No entanto, de acordo com o resultado do IBGE, tem uma população de 9.027 moradores. Já em Embaúba, onde se estimava que teria 2.607 habitantes foram contados 2.391.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas