24 de outubro | 2010

Geninho decidirá se troca empreiteira da UPA na 2.ª feira

Compartilhe:
 
O prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho (foto), informou na tarde desta sexta-feira, dia 22, que decidirá na próxima segunda-feira, se trocará ou não a empreiteira que está realizando a obra da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, na área do antigo pátio de serviços da prefeitura.


Com cerca de 90 dias de atraso, segundo o prefeito, a construtora não está conseguindo cumprir o cronograma de obras. De acordo com ele, embora as explicações dirijam para um possível excesso de chuva, na verdade parece que estão com problemas para adquirir materiais.


No entanto, explicou que teve que abortar a ideia inicial de encerrar o contrato com a atual, a JNP, porque foi avisado pelo departamento jurídico que não poderia tomar a decisão unilateralmente.

“Não poderia cortar o contrato sem ouvir a versão deles”, justificou.

As alegações da empresa já estão com o secretário de Obras e Serviços Urbanos Gilberto Tonelli Cunha, que emitirá um parecer sobre a situação. A obra, segundo disse Geninho, foi realizada em apenas cerca de 25%. “Eles estão colocando as lajes. Falta muito ainda”, reforçou.


Por isso, não descartou a possibilidade de, na segunda-feira, dia 25, assim que receber o relatório de Cunha, já determinar o cancelamento do atual contrato e a convocação da segunda empresa colocada no processo de licitação da obra.


Ocorre que, no convite, a segunda empresa, a lei prevê que esta tenha que aceitar realizar o serviço pelo mesmo valor apresentado pela primeira. Caso isso não ocorra, será convidada a terceira colocada em assim por diante.


Entretanto, se nenhuma das que foram vencidas pela JNP concordar em realizar a obra com o valor que venceu o processo de licitação, será obrigado a fazer a medição do que já foi realizado e a partir de então, realizar outra licitação.


Mas Geninho demonstra preocupação com a situação da obra. Embora não afirmasse o prazo para a finalização, disse que pretende inaugurar o sistema antes do carnaval de 2011.


EMPRESA PROBLEMÁTICA

Como se recorda, segundo consta, a empresa não estaria em condições até de pagar os poucos funcionários que tem, sendo uma das causas de não poder contratar outros para adiantar mais a obra.

Além disso, embora não seja confirmado oficialmente, os que estariam trabalhando não teriam sido registrados na empresa, ou seja, não teriam registro em carteira.


Na semana passada, a secretária de Saúde, Silvia Elizabeth Forti Storti, informou que dinheiro não falta e que o município já recebeu duas parcelas do recurso federal previsto para a obra. A primeira, no valor de R$ 140 mil chegou no dia 10 de setembro de 2009. A segunda, no valor de R$ 910 mil, chegou no dia 23 de abril deste ano. “O dinheiro está até aplicado na Caixa Econômica Federal porque não pode ficar parado”, disse.


Ela observou que o prazo para conclusão encerra no mês de janeiro de 2011 e, se continuar da forma como a obra está caminhando, será obrigada a pedir uma prorrogação.


No entanto, ressaltou que preferia ver a UPA em atividade já no mês de dezembro deste ano.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas