31 de agosto | 2011

Fogo queima área equivalente a 400 campos de futebol no município de Olímpia

Compartilhe:


Em meio a mais uma tarde seca e quente, um incêndio, que provavelmente começou a partir de uma queimada de palha de cana-de-açúcar, consumiu uma área equivalente a 400 campos de futebol, na tarde da terça-feira desta semana, dia 30, no município de Olímpia. Uma das propriedades rurais atingidas pertence ao produtor rural Lauro Fernandes Filho.

De acordo com a reportagem da jornalista Vanessa Mauri, da TV Tem, de São José do Rio Preto, mostradas no início da noite da terça-feira, centenas de pés de laranjas foram queimados. “Com esse tempo seco queima mesmo. Então, nessa época do ano não pode brincar com o fogo”, avisou Lauro Fernandes.

Os produtores rurais tentaram ajudar o Corpo de Bombeiros de Olímpia a combater as chamas que propagavam em grande velocidade devido a força do vento. Um deles avisava inclusive ter preocupação com a sua casa que estava bastante próximo a focos de incêndios. “Preciso correr lá para cima”, disse, mas sem ser identificado.

A baixa umidade do ar, aliada às altas temperaturas colaboram para a grande quantidade de incêndios. Por isso, várias propriedades foram atingidas, como no caso desta ocorrência, que na verdade repete uma situação idêntica verificada também no município de Olímpia, há aproximadamente 20 dias atrás.

“Muitas vezes o fogo é colocado por gente desavisada que quer complicar ou alguma coisa assim ou ainda qualquer ponta de cigarro que uma pessoa joga e começa o foco de incêndio. As chamas acontecem a toda hora, até mesmo em terrenos na zona urbana”, avisa o sargento do Corpo de Bombeiros de Olímpia, Valdir Ferreira.

DELEGACIA DE OLÍMPIA
Por outro lado, uma ocorrência de incêndio que teria acontecido também na tarde da terça-feira, foi registrada na Delegacia de Polícia de Olímpia, pelo produtor rural Waldemar Franco, de 73 anos de idade, proprietário do Sítio São José.

Segundo ele, sua propriedade teve aproximadamente seis alqueires de plantação de laranjas, ou seja, cerca de 80% do laranjal, queimados pelo fogo. Além disso, conta que o fogo destruiu vários equipamentos de irrigação da propriedade.

De acordo com a polícia, ele relata que ao chegar à propriedade, depois de ficar sabendo do incêndio, deparou com um caminhão pipa, que imagina pertencer a uma usina, que imagina que esse veículo tenha atuado para combater as chamas. Relatou ainda que seu prejuízo foi grande, mas que não tem ideia de como o incêndio começou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas