16 de abril | 2012

Falta de funcionários “trava” emissão de CNH em Olímpia

Compartilhe:
 

Seja motivada por férias ou por afastamento para tratamento médico e ainda um caso de transferência para outra cidade, o fato é que a falta de funcionários na Delegacia de Trânsito está dificultando a emissão de novas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) em Olímpia.

Pelo menos aparentemente o problema se intensificou a partir de janeiro deste ano, quando iniciou a fase de afastamentos de servidores e também a partir da determinação do prazo para o candidato ser aprovado em todos os exames necessários.


Mas a situação atinge também a renovação de habilitações até mesmo para o simples caso de exame médico. Neste caso, a demora, segundo foi apuraro, chega a 60 dias em média e isso ainda com muita insistência do interessado.


Em um caso que constatado, o motorista, que pediu para não ser identificado, relata que sua CNH venceria dia 29 de fevereiro e por isso iniciou o processo de renovação do exame médico no dia 9 do mesmo mês, ou seja, antecipando o processo em 20 dias.


Ocorre que passaram os 20 dias e nada foi realizado. Mas a situação ainda não preocupava porque o Código de Trânsito permite que o motorista continue dirigindo pelo prazo de 30 dias após o vencimento. Porém, nesse caso, o exame médico foi realizado apenas no dia 29 de março, ou seja, após exatos 30 dias depois da CNH vencida. Além disso, esse motorista recebeu o documento revalidado apenas na tarde da quarta-feira desta semana, dia 11.


Entretanto, nos casos de habilitação inicial o problema ganhou contornos regionais a partir de uma reportagem da jornalista Graciela Andrade, exibida no início da noite da quarta-feira desta semana, dia 11, pela TV Tem, emissora de São José do Rio Preto, afiliada da Rede Globo de Televisão.


A reportagem mostra que os exames de carteira de motoristas estão parados em Olímpia por falta de funcionários na Ciretran do município. Isso vem trazendo transtornos para as pessoas que vão tirar a carteira de motorista.


Um desses casos atinge a recepcionista Luana Pimenta que começou a tirar a habilitação no ano passado, mas a falta de tempo e alguns problemas pessoais dificultaram a conclusão do processo. Agora, para não perder tudo que já pagou, ela teria de fazer a prova prática até o fim deste mês de abril.


O problema é que não haverá exame em Olímpia porque a Ciretran cancelou o teste. “Eles falaram que não vão fazer o exame neste mês e nem no próximo. Falaram que não tem funcionários”, afirma.


A falta de servidores forçou a Ciretran a cancelar o teste. Agora, a recepcionista vai ficar sem a carta e, além disso, vai perder mais de R$ 1 mil. Mensalmente, aproximadamente 200 pessoas realizam os exames teóricos e práticos no município e todos foram pegos de surpresa com a notícia do cancelamento.


A vendedora Jéssica Barbareli, outra candidata prejudicada, não acha justo que um problema administrativo interfira na vida das pessoas. Ela iria tirar a carta de habilitação de moto neste mês. “Preciso da moto para trabalhar. Acho isso um absurdo. Eles têm de dar um jeito, não só cancelar os exames”, disse.


A cidade conta com cinco autoescolas e, segundo a reportagem da TV Tem divulgou, todas confirmam que o cancelamento tem causado transtornos a seus alunos. No entanto, evitaram gravar entrevistas temendo represálias.

OUTRO LADO!
Também segundo a reportagem exibida pela TV Tem, de São José do Rio Preto, o delegado César Aparecido Martins (foto), responsável pela Delegacia de Trânsito de Olímpia, confirmou o cancelamento do exame do mês de abril. Segundo ele, está faltando funcionários para realizar a prova.

O serviço, de acordo com Martins, está acumulado. Ele disse ainda que vai tentar marcar uma prova para os candidatos que estão com o processo da carteira para vencer.

Por outro lado, segundo foi divulgado pela imprensa local, mas um dia após a matéria ser exibida pela TV Tem, os exames de carteira de motoristas em Olímpia retornam na próxima semana e o problema deve ser sanado até o final deste mês.

Consta que 238 candidatos estão agendados para realizar os exames na próxima semana. Além disso, haveria também expectativa de realizar exames teóricos até no final de abril.

Essas condições seriam possíveis com a volta de funcionários que anteciparam suas licenças de saúde para poder minimizar os transtornos que ocorreram a partir do mês de fevereiro, principalmente.

De acordo com a informação, o delegado explicou que o quadro de funcionários sofreu um déficit por causa de duas férias vencidas, sendo de uma de funcionária estadual e outra de um servidor da Prefeitura que presta serviços à Ciretran. Além disso, houve uma licença-saúde e a remoção de uma funcionária para Barretos.

DETRAN
Por outro lado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou, em nota encaminhada à TV Tem, que está providenciando mais funcionários para Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas