24 de setembro | 2017
Falta de chuvas faz Daemo iniciar racionamento de água
A falta de chuvas e a longa estiagem que já se verifica na cidade, fez com que a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, desse início na noite da sexta-feira da semana passada, dia 15, a um processo de racionamento na distribuição de água aos consumidores de Olímpia. Segundo a autarquia, a medida se deu em razão da considerável redução da vazão do córrego Olhos D’água e também a falta de reposições nos lençóis utilizados para o abastecimento através de poços profundos.
“A Daemo Ambiental comunica que devido ao baixo nível do Córrego Olhos d’Água, em razão da estiagem e da alta demanda de consumo, realizará manobras no sistema de distribuição da cidade”, diz trecho do comunicado distribuído à imprensa no início desta semana.
O objetivo, segundo a direção da autarquia, é socorrer alguns bairros que poderão ser futuramente desabastecidos. Por isso, “a Daemo orienta para que os moradores do São José (zona sul), Jardim Glória (região central), Álvaro Brito (zona oeste), Centro, e, Silva Melo (zona oeste), todos abastecidos com água captada no Olhos D’água, fiquem e evitem o consumo exagerado.
Além disso, consumidores dos bairros da zona leste, como Viva Olímpia, Harmonia, Jardim Paulista e Jardim Leonor (zona sudeste), devem fechar os registros por volta das 22 horas, e deixem fechado até o dia seguinte pela manhã, para evitar água suja nas caixas d’água das residências.
“A autarquia solicita a compreensão de todos e pede também para que a população colabore economizando e não desperdiçando água. Cabe ressaltar, que o atual governo, preocupado com essa situação que se arrasta por muitos anos, já está licitando um poço profundo com captação pelo Aquífero Guarani. Com isso, o problema de abastecimento poderá ser solucionado, com água mineral de qualidade e sem depender apenas do Córrego Olhos d’ Água”, acrescenta outro trecho da nota divulgada.
Manobras surtem efeito e melhoram o nível de água no riacho Olhos D’água
As manobras iniciadas pela direção da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, na noite da sexta-feira da semana passada, dia 15, com a implantação de um racionamento na distribuição de água aos consumidores, já surtiram um certo efeito eliminando, inicialmente, pelo menos, a necessidade de aumentar a racionalização de água na cidade.
“Já está sendo observado no represamento de água na captação do Córrego Olhos d’Água, que está com a lâmina d’água subindo, o que possibilita a captação durante o dia subsequente”, explica a direção da autarquia.
“Nos poços estamos acompanhando suas vazões e verificamos que alguns tiveram suas vazões normalizadas, devido ao maior período de descanso, tempo este que está sendo possível a recarga do Aquífero Bauru”, acrescentou.
Devido ao longo período de estiagem, que já está próximo de 100 dias, pelo menos, sem o registro de chuvas, a vazão do córrego está baixa, inclusive com o rebaixamento da altura de sua lâmina d’água. A mesma situação se verifica nos poços profundos que, com o persistente período de estiagem, a recarga dos lençóis freáticos reduz, consequentemente reduzindo a vazão dos poços. Além disso, há de se considerar que no caso da zona leste, por exemplo, onde está o Jardim Harmonia, que o aumento da população foi grande fazendo aumentar consideradamente o consumo de água nesses bairros.
Segundo a direção da autarquia, de acordo com o Clima Tempo, a previsão de chuva é para o dia 25 de setembro, com apenas um milímetro. Mas também aponta que pode ter chuva entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, podendo chover até 14 milímetros.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!