07 de abril | 2008

Edição marca início do 29.º ano de circulação desta Folha

Compartilhe:

 


Fundada em 3 de abril de 1980, a Folha da Região, inicia nesta edição o seu 29.º ano de existência. Seu editor e um dos fundadores, advogado e jornalista José Antônio Arantes, entende que o jornal acompanhou todas as transformações ocorridas no setor durante estas quase três décadas, se postando na vanguarda da imprensa regional.

O jornal que começou ainda no tempo da tipografia, hoje é impresso em off-set, mas tem se preocupado em acompanhar todas as inovações ocorridas na área. Sua linha editorial, no entanto, é a mesma desde os tempos de sua fundação, ainda no final da ditadura militar. A busca da verdade doa a quem doer.

A Folha da Região usa o mesmo sistema de decodificação de jornalismo que os grandes jornais brasileiros, com títulos, subtítulos e entretítulos, com o objetivo de facilitar a leitura.

Neste aspecto, inclusive, o editor lembra um fato importante e que fez com o jornal, principalmente na última década em que temos o governo mais obscuro e perseguidor de todos os tempos (o prefeito não dá entrevista para o jornal desde o final do seu primeiro ano de governo) que é o chamado gancho.

Através dele o redator, após ter todos os dados da matéria na mão, seleciona o ponto de maior importância, buscando sempre a ótica do leitor, e começa a matéria por ele. Os políticos deste atual governo sempre se incomodam com isso.

Pois a mesma matéria que acaba saindo na imprensa comprometida, acaba tendo uma outra conotação que quase sempre não agrada a estes.

"Até entrevistas que são dadas na emissora de rádio que consta ser dos atuais governantes, quando editadas no jornal e têm extraído o ponto mais importante para ser destacado no título, nos subtítulos e no primeiro parágrafo (o chamado Lead), sempre causam ojeriza aos atuais detentores do poder que conseguiram subjugar a maioria dos veículos de comunicação do município", observa.

São 28 anos de luta pelo direito que a população tem de ser informada sem a interferência dos que estão no poder. Não importa se é fulano ou siclano. Se não quiser aparecer, não deixe o fato acontecer. E o pior para quem aparece é que o número de assinantes conquistados ao longo destas três décadas, garante o mote que foi inserido em uma de suas campanhas publicitárias: "Saiu na folha, virou notícia".

Mídia eletrônica

A Folha agora entra em uma nova fase que é a convivência com a mídia eletrônica internet. O seu site em www.ifolha.temmais.com, está se firmando como um dos que têm maior acesso da região.

De pouco mais de 50 acessos que era a média de 2005, hoje, com as inovações que implementou a partir do final do ano de 2006 está em crescimento constante, chegando no final do mês de março com uma média diária de 423 acessos.

Segundo o editor, tudo isso se deve ao nível do conteúdo do site que lançou também no início de 2007, o TViFOLHA e o

RádioiFolha, com filmes diversos e gravações de áudio de reportagens feitas pelos jornalistas da Folha da Região.

Esta convivência deverá ser a tônica da imprensa nos próximos anos e a Folha da Região já está se preparando para o futuro que foi hoje, mas começou ontem e virá amanhã. Parabéns leitores da Folha, do ifolha, do TViFOLHA e do RÁDIOiFOLHA.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas