18 de maio | 2014

Donos de terrenos estariam ateando fogo para queimar mato

Compartilhe:

Embora nenhuma autoridade tenha se manifestado oficialmente a respeito, pelo menos aparentemente tudo indica que os donos de terrenos com mato alto estariam ateando fogo para resolver o problema. A medida seria uma maneira de escapar da ação da Prefeitura Municipal de Olímpia que, a­tra­vés de lei aprovada pela Câmara, está avisando que realizará a limpeza, mas cobrando R$ 1,00 por metro quadrado.

Por causa disso, a população está sofrendo muito com o tempo seco e a fumaça que está tomando conta do cotidiano da cidade. Pior é que a situação se agrava a cada dia que passa.

Esta semana, por exemplo, o Gru­pamento do Corpo de Bombeiros registrou dezenas de ocorrências de pequenos incêndios em terrenos baldios.

Os principais casos foram re­gis­trados na área da Avenida Aurora Forti Neves, principalmente na região do Jardim Santa Ifigênia, na zona norte da cidade. Um deles foi registrado na tarde da terça-feira, dia 13, quando os motoristas se viram obrigados até a acender os faróis dos veículos, mesmo antes de anoitecer.

De acordo com o Corpo de Bom­beiros normalmente nesta época são atendidas em média cinco ocorrências do gênero por dia. Mas, recentemente, como, por exemplo, no domingo, dia 11, foram registrados 11 focos de incêndio em terrenos baldios, alguns com grande extensão de área.

A suspeita é de que os próprios donos dos terrenos sejam os responsáveis pelas queimadas. Isso porque, a partir de agora, a Prefeitura Municipal ao invés de multar quem não limpa seus terremos passou a realizar a limpeza e a cobrar pelo serviço.

Nesta época do ano em que a vegetação está seca, um simples toco de cigarro pode resultar num incêndio de grandes proporções. Além de causar danos ano meio ambiente, colocar a natureza, plan­tas e a vida de animais em perigo, o fogo provoca danos à saúde das pessoas. Até quem não tem doenças respiratórias tem sua saúde abalada.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas