07 de maio | 2017

Delegado alerta os comerciantes da região para aumento de golpes do boleto bancário

Compartilhe:

O delegado olimpiense João Brocanelo Neto que, embora responda pela DIG – Delegacia de Investigações Gerais de Barretos está, atualmente, substituindo o colega Ricardo Afonso Rodrigues em Olímpia, faz um alerta principalmente aos comerciantes de nossa região, para o crescimento vertiginoso do número de casos de golpes do boleto bancário.

Brocanelo afirma que ainda ocorrem casos do golpe do telefone, em que o sujeito liga para a casa da pessoa se passando por algum parente e dizendo que está com problemas com o veículo e precisa de dinheiro urgente para pagar o conserto. Mas este novo golpe, no entanto, vem crescendo ao ponto de terem sido registrados dois casos somente na última sexta-feira.

Segundo o delegado, os golpistas primeiro conseguem dados de clientes de alguma empresa e, sabedores que o comerciante recebeu um boleto bancário de pagamento de alguma compra, enviam outro com as mesmas características, mas com um valor inferior.

Depois, ligam para o comerciante dizendo para desconsiderar o primeiro boleto bancário e pagar o último, enviado por email, em razão de algum erro de cálculo na hora de aplicar algum imposto.

Ainda de acordo com Brocanelo, o comerciante, diante de um boleto com os seus dados corretos e, inclusive os dados da empresa da qual é cliente, incentivado pelo desconto oferecido acaba pagando o instrumento de cobrança. Só vai perceber dias depois que caiu num golpe, quando a empresa em que realizou suas compras liga avisando que o pagamento está em atraso. O delegado orienta para que se algo parecido acontecer, para que os comerciantes ou consumidores que viven­ciarem situação parecida, que entrem em contado com a empresa credora para saber se a situação é verídica ou não. “A gente, hoje em dia, com a tecno­logia existente, tem que ficar esperto principalmente diante de qualquer vantagem oferecida que não tenha sido previamente acordada”, concluiu João Brocanelo Neto.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas