09 de janeiro | 2013

Defesa civil prevê chuvas intensas e rajadas de ventos no final de semana

Compartilhe:

A Coordenadoria da Defesa Civil, órgão vinculado à Casa Civil do Estado de São Paulo Governo do Estado de São Paulo, divulgou um boletim meteorológico especial elaborado na tarde da terça-feira desta semana, dia 8, às 16h20, que indica que a região, incluindo Olímpia, poderá enfrentar chuvas intensas, com trovoadas e rajadas de vento, principalmente durante o final de semana.

De acordo com o comunicado que chegou para a redação do iFOLHA, a validade dessa previsão é para o período de 9 (quarta-feira) a 12 de janeiro (sábado) desta semana.

O boletim meteorológico especial está assinado pela meteorologista Adriana Iwashita; pelo sargento da Polícia Militar chefe da Equipe A, Márcio Lourenço Gonçalves; e tenente adjunto Marcelo Kamada.

No boletim a Coordenadoria informa que: “a passagem de uma frente fria organiza o canal de umidade vinda da Amazônia e causa pancadas de chuva de forma mais generalizada em praticamente todo o Estado”.

De acordo com o texto, as pancadas de chuva começariam pelo oeste do Estado de São Paulo, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, e na divisa com o Estado do Paraná, já durante a madrugada desta quarta-feira, dia 9, e se propagam para as demais regiões ao longo do dia, gerando grandes acumulados.

“As chuvas vêm com pontos fortes, seguidas de intensidade moderada/fraca de longa duração, rajadas de vento e descargas elétricas”, diz um dos trechos do comunicado.

Além disso, a previsão é de que nos dias 11 e 12, sexta-feira e sábado desta semana, respectivamente, ela se mantenha estacionária sobre São Paulo, atuando principalmente na divisa com Minas Gerais e interior. Nas demais regiões, as chuvas alternam com períodos de melhoria.

Mas o comunicado faz um alerta especial: “Atenção para a continuidade das chuvas e os acumulados, que poderão ocasionar transtornos, como alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas