02 de dezembro | 2018

Curicaca cuida de 2 filhotes em ninho em torre próxima à nova atração do Thermas

Compartilhe:

Uma ave de porte grande e bico extenso e fino chamada Curicaca foi flagrada nos últimos dias cuidando de dois filhotes no alto de uma torre metálica por funcionários que estão trabalhando na construção da mais nova atração do Thermas dos Laranjais, o Lendário, que será inaugurado brevemente na região do antigo lago do parque aquático olimpiense.

As imagens dessa ave foram facilitadas através de um vídeo gravado com a utilização de drone pelo departamento de marketing do Thermas que estava registrando o andamento das obras do Lendário, um toboágua inédito em sua composição, com cinco pistas radicais e com pelo menos três variações em cada percurso, que está sendo construído no parque.

Trata-se de uma ave cujo nome científico é Theristicus caudatus, da família Threskiornithidae, da ordem Pelecaniformes, que está presente em grande parte do Brasil, com mais destaque na Ilha de Marajó, no Pará, e no Pantanal mato-grossense. É encontrada ainda no Panamá e em todos os países da América do Sul (até a Terra do Fogo, na Argentina).

Sua alimentação é composta por menu variado e inclui insetos, larvas, centopeias, pequenos lagartos, ratos, caramujos, aranhas e outros invertebrados. Somam-se a isso anfíbios, pequenas cobras e sapos (já que esta ave não se incomoda com as toxinas liberadas por eles).

REPRODUÇÃO

O período reprodutivo vai de julho a novembro. Nidifica nas árvores mais altas, numa espécie de plataforma feita de gravetos, ou mesmo em rochas. Costuma por entre dois e três ovos, durante o verão. Os ninhos normalmente formam colônias numerosas, em campos secos, alagados ou pastagens.

Ave que gosta de planar nas alturas, a curicaca (conhecida também como curicaca-comum, curicaca-branca e curicaca-de-pescoço-branco), tem outra característica marcante: é chamada de despertador do Pantanal, pelo grito forte que emite e que lhe dá nome (por ser semelhante ao som de seu canto).

De hábitos bem distintos, vive em pequenos bandos de oito a dez aves ou sozinha, costuma buscar alimento em campos de gramíneas ou em alagados, mas raramente dentro d’água. Para isso, tem no bico longo e curvo seu mais importante aliado, já que consegue extrair larvas e outros insetos da terra fofa.

Além deste detalhe físico, ela se distingue pela coloração clara e asas largas, com dorso cinzento e brilho esverdeado. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas, atingindo 69 cm de comprimento e cerca de 143 centímetros de envergadura. Quando chega a noite, empoleira-se em árvore para dormir. Costuma gritar nesta hora e ao clarear o dia.

Também costuma pôr de dois a quatro ovos, em ninhos de gravetos nas árvores ou mesmo grandes rochas nos campos. Os ninhos formam colônias numerosas durante o período de reprodução. Habita campos secos, alagados e pastagens.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas