05 de março | 2008

Citricultores de Cajobi e Embaúba serão fiscalizados por causa do greening

Compartilhe:

Os citricultores dos municípios de Cajobi e Embaúba, ambos pertencentes à comarca de Olímpia, serão fiscalizados por causa do greening, na próxima semana, por uma força tarefa designada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).

Eles estão incluídos entre os 16 municípios abrangidos pelos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) de Barretos e Catanduva.

Nesses locais, o índice de citricultores que entregaram os relatórios semestrais de vistorias nas plantas cítricas e erradicação das plantas sintomáticas para combate ao greening ficou abaixo do esperado e da média estadual, que foi de 60%.

Esses citricultores estão obrigados por lei a entregar relatórios semestrais à CDA, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

De acordo com Geysa Josefina Pala, gerente do Programa Estadual de Combate ao Greening da CDA, os citricultores visitados serão autuados e terão 15 dias para apresentar defesa que, caso seja indeferida, estão sujeitos ao pagamento de multas que variam de R$ 1,5 mil a R$ 7,5 mil, de acordo com as infrações cometidas.

Serão fiscalizados citricultores de 10 municípios próximos a Barretos (Bebedouro, Embaúba, Monte Azul Paulista, Pirangi, Pitangueiras, Taquaral, Terra Roxa, Colina, Cajobi e Viradouro) onde o índice de relatórios entregues foi de apenas 22%.

Os fiscais irão vistoriar também propriedades em Elisiário, Ibirá, Itajobi, Marapoma, Novo Horizonte e Paraíso, cidades proximas a Catanduva, onde apenas 28% dos citricultores entregaram o relatório.

A apresentação do relatório faz parte das ações de controle da doença, que apareceu no Estado em 2004 e hoje afeta plantações em 165 municípios. Desde o surgimento, mais de 3 milhões de árvores foram erradicadas.

O trabalho é realizado em conjunto com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) na parte de colaboração na inspeção. Os relatórios devem ser entregues à CDA nos meses de janeiro e julho.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas