27 de janeiro | 2008

Chuva já supera média histórica e volume de janeiro de 2007

Compartilhe:

 

Depois de esperada durante várias semanas, o volume de chuva acumulado nesta semana já supera a média histórica dos últimos 21 anos e até mesmo o volume registrado no mês de janeiro de 2007. Até na manhã desta sexta-feira, dia 25, a Casa da Agricultura já acumulava o volume de 565 milímetros, ou seja, 565 litros por metro quadrado, contra a média história de 381 milímetros.

Já em relação ao mês de janeiro de 2007, quando no total foram registrados 547 milímetros, o volume até na manhã de ontem era pouco mais de três por cento maior. Mas as previsões são de chuvas durante todo o final desta semana.

Índices de Chuvas

A maior quantidade de chuva por dia foi registrada entre a noite do domingo, dia 20, e o amanhecer da segunda-feira, dia 21. Neste período, de acordo com o que foi informado pela Casa de Agricultura, o pluviômetro registrou 140 milímetros.

E embora na própria segunda-feira tivesse chovido apenas um terço do que foi registrado na madrugada anterior, na terça-feira os números indicavam o total de 85,5 milímetros. A chuva continuou na quarta-feira, 24, com 54 milímetros e na quinta-feira, 25, com 54,4 milímetros.

As precipitações pluviométricas desta semana acabaram por contrariar as previsões do Cptec Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontavam para um prolongamento da estiagem até pelo menos no início de fevereiro, tendência que vinha sendo confirmada pelo que estava sendo registrado pelo pluviômetro da Casa de Agricultura de Olímpia.

Embora tenham até surgido possibilidade de chuvas mais volumosas e até mais constantes, principalmente pelo que se notava, na primeira semana de janeiro, mais precisamente nos dias cinco e seis, foram registrados apenas 51 milímetros.

E mesmo no transcorrer da semana retrasada, com toda a movimentação do tempo verificada na noite do dia 10 e na madrugada do dia 11, apenas mais 2,5 milímetros foram registrados.

No entanto, a chuva voltou no final da semana passada e início desta semana. Na manhã da segunda-feira, dia 14, por exemplo, o pluviômetro marcava 80 milímetros de chuva. Depois foram ainda registrados os volumes de 3,1 e 15 nos dois dias subseqüentes, totalizando 151,6 milímetros neste mês de janeiro.

O volume de 565,3 milímetros registrado até na manhã de ontem perde somente para os totais registrados em três dos últimos 21 anos. Em janeiro de 2006, por exemplo, no mês todo choveu 615,7 milímetros, o segundo maior volume do período.

O maior volume foi registrado em janeiro de 1997, quando as chuvas acumularam o total de 643,4 milímetros. Já no mês de janeiro de 2004 a Casa de Agricultura registrou o volume de 584,9 milímetros.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas