06 de janeiro | 2021

Chuva intensa de 65 milímetros inunda diversas ruas da cidade e causa transtornos para a população

Compartilhe:

RÁPIDO E RASTEIRO!
Corpo de Bombeiros registrou 14 ocorrências. Teve trânsito interrompido e até queda de um alpendre. Chuva que começou pouco depois das 11 horas não durou mais do que 20 minutos. Prefeitura tem projeto de construção de dois piscinões para evitar novos alagamentos e dragagem do Olhos D’água do Clube de Campo até a Assis Chateaubriand.


Clique acima e veja cenas gravadas por moradores durante a tempestade
 


Clique acima e veja reportagem de Silvinho Facetto mostrando
a volta ao normal após a tempestade.

Uma chuva intensa de 60 milímetros que durou apenas aproximadamente 20 minutos, entre 11h30 e 12 horas de quarta-feira, 06, inundou várias ruas da cidade, causando vários transtornos com a enxurrada forte que chegou até a carregar cones que impediam o trânsito defronte a Caixa Econômica Federal, onde dezenas de pessoas se aglomeraram na calçada debaixo da lona colocada pela prefeitura.

O município acabou tendo que movimentar várias equipes com integrantes da secretaria de Obras, da Prodem, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros formando uma força-tarefa para minimizar os impactos e limpar a sujeira causada pelas fortes chuvas.

O volume pluviométrico registrado foi de 65 milímetros em aproximadamente 20 minutos, o que dificulta o sistema de drenagem, tendo em vista que se trata de um grande volume de água em um curto período.

QUEDA DE ÁRVORES E DESLIZAMENTO DE TERRA

A chuva, aliada ao vento intenso, causou transtornos como alagamentos em pontos baixos da cidade, enxurradas nos bairros, queda de árvores e deslizamento de terra.

Os pontos mais atingidos foram a Av. Aurora Forti Neves, ruas do Centro, Av. Desembargador Manoel Arruda, Av. Waldemar Lopes Ferraz e bairro São Benedito.

Felizmente, não foram registrados grandes estragos ou ocorrências graves e o município teve que realizar o trabalho de limpeza e adotar as medidas necessárias para minimizar os danos o mais breve possível.

14 OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELOS BOMBEIROS

Na guarnição do Corpo de Bombeiros de Olímpia foram registradas 14 ocorrências relacionadas ao temporal. Foram 07 quedas de árvores, 03 inundações, 03 curtos-circuitos, um princípio de incêndio e uma queda de alpendre, todos sem vítimas.

A ocorrência mais complicada foi uma queda de árvore na Alameda José Rodrigues da Silva, esquina com a rua Virgílio Fioroto, onde uma árvore de grande porte caiu sobre a alameda impedindo o trânsito por um bom tempo. Foi necessária a ajuda de vários funcionários da prefeitura e um trator para tirar a árvore e liberar o tráfego no local.

Poucas horas depois, no entanto, o repórter Silvinho Facetto percorreu alguns locais e mostrou em vídeo para a rádio Cidade que a maioria dos incidentes já haviam sido contornados após o trabalho rápido da força-tarefa liderada pela prefeitura.

SISTEMA DE ESCOAMENTO

Sobre as melhorias no sistema de escoamento, a Prefeitura informa que já realizou investimentos nos pontos mais críticos e que tem projeto para a construção de dois piscinões.

Além disso, conseguiu recentemente autorização da Cetesb para realização da dragagem (alargamento) do riacho Olhos D´água após o Clube de Campo e até a rodovia Assis Chateaubriand que corta a cidade, já tendo comprado maquinário para a execução da obra, que permitirá uma maior vazão do rio e a consequente retenção das cheias.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas