22 de março | 2015
Centro Gastronômico e revitalização da avenida foram aprovados por Conselho
O COC (Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhorias das Estâncias), órgão vinculado DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), aprovou os dois projetos da Estância Turística de Olímpia: a revitalização turística da Avenida Aurora Forti Neves e construção do Centro Gastronômico, Cultural e Turístico.
O COC tem a função de planejar, supervisionar e controlar a distribuição dos recursos financeiros do Fundo de Melhoria das Estâncias. É composto por seis membros sendo três prefeitos de estâncias, um representante da Secretaria Estadual de Turismo, um representante da Casa Civil e um representante da Secretaria da Fazenda. A verba do DADE é um recurso que está disponível para cada estância no orçamento do Estado todos os anos. E, para recebê-lo, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, aonde a verba será aplicada. Esses objetos são apresentados primeiramente ao COC, por meio de planos de trabalho. Depois vem a apresentação do projeto executivo, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receber do DADE. Após a aprovação dos projetos, os convênios entre município e DADE são assinados pelo prefeito e pelo secretário de Turismo do Estado. A partir daí, os recursos começam a ser liberados.
APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA
O município de Olímpia teve os projetos aprovados na primeira etapa e agora apresentará a parte burocrática, com planilhas orçamentárias e mais detalhes dos projetos.
A obra de revitalização da Avenida Aurora Forti foi orçada no valor de R$ 5 milhões e terá bicicletários, bancos, decks para descanso e contemplação, pista de caminhada e ciclovia, vaporizadores, bebedouros para pessoas e animais, iluminação de LED com fiação subterrânea e programável, academia ao ar livre e três novos acessos entre os lados, com pontes de ligação com bancos, ideais para descanso e apreciação do cenário.
Já o Centro Gastronômico, localizado na Avenida Olimpienses, foi orçado em R$ 3 milhões e será uma área de lazer, entretenimento e de apresentações culturais que promoverá em suas linhas arquitetônicas uma homenagem e proposta de resgate do Trançado Estrela, artesanato olimpiense que trabalha a palha do milho.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!