16 de dezembro | 2019

Central “Big Brother” está filmando oficialmente 50 pontos da cidade

Compartilhe:

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

Em fase de testes e ajustes desde outubro, a Central de Comando e Video­monitoramento, instalada na Rua 9 de Julho, na sede da Secretaria de Administração, foi entregue oficialmente, nesta quinta-feira, dia 12 e, a partir de agora, entra em operação definitiva com monitoramento em pontos estratégicos de todas as regiões da cidade.

O sistema já auxiliou na vigilância e em ocorrências da Polícia Militar, como no caso recente ocorrido na madrugada de quarta-feira, 11, após um assalto a um posto de combustíveis. Durante a fuga do local do roubo, a Polícia Militar contou com o suporte das filmagens da Central de Videomonitoramento do município e de câmeras de um sistema particular para identificar os carros dos suspeitos e, imediatamente, fazer cerco do veículo apreendido.

Mais de 150 equipa­men­­tos integram o sistema público de vigilância como câmeras, software de monitoramento, servidores, monitores e outros aparelhos necessários pa­ra o funcionamento.  

A Central comanda o mo­­nitoramento das câme­ras instaladas em mais de 50 pontos do município, com vigilância 24 horas e filmagens em tempo real. O sistema conta ainda com aparelhos de alta resolução com zoom óptico e recurso para visão noturna, permitindo a aproximação dos vídeos e a identificação de situações e pessoas com qualidade, mesmo durante a noite. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos no projeto.

O sistema, no entanto, pela sua eficiência e pela capacidade de abrangên­cia do campo de visão, tem quem questione se não poderá estimular possíveis invasões de privacidade, já que as câme­ras po­dem filmar através de janelas de casas e a­par­­tamentos.

Na cerimônia foi prestada homenagem ao 3º Sargento José Aparecido Ra­imundo, da 2ª Cia. da Polícia Militar, falecido neste ano, e que empresta seu nome à Central de Co­man­­do e Videomoni­tora­mento.

O acompanhamento do sistema de monitora­men­to já está sendo feito por u­ma equipe de servidores e contará, no próximo a­no, com agentes da Guarda Civil Municipal, que está em processo de con­tra­tação por meio de concurso público.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas