06 de janeiro | 2009

Carneiro não aparece para passar cargo para Geninho

Compartilhe:

 Como já era esperado, o ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro não apareceu na prefeitura para a cerimônia de transmissão de cargo ao prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, na noite da quinta-feira desta semana, dia 1.º de janeiro de 2009. Segundo consta, embora não possa ser considerada uma informação oficial, ele já teria viajado para o Canadá. A situação já era esperada pelo próprio sucessor.

Uma reportagem do jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, publicada no dia 1.º de janeiro, continha o seguinte texto: "Não haverá cerimônia de transmissão do cargo de prefeito em Olímpia, já que o ex, Luiz Fernando Carneiro (PMDB), viajou para o Canadá".

De acordo com a matéria, o próprio Zuliani teria conhecimento prévio da situação que encontraria e da viagem: "O contador da prefeitura é quem vai me entregar as chaves da prefeitura", teria informado Zuliani ao jornal Diário da Região.

Primeiro Zuliani e seu vice-prefeito, Luiz Gustavo Pimenta, foram empossados na câmara municipal e depois se dirigiram à prefeitura para a cerimônia de posse. Lá, houve uma recepção por volta das 22 horas. Estavam presentes funcionários da prefeitura, os vereadores eleitos, amigos, alguns secretários e familiares de ambos. No total, cerca de 100 pessoas.

Os dois assinaram o livro para oficializar a posse nos cargos. Em seguida, tanto Zuliani quanto Pimenta fizeram seus discursos. Eles foram seguidos pela participação de um pastor que abençoou a gestão e o próprio prédio da prefeitura.

Em seguida, familiares e amigos prestaram uma homenagem ao prefeito e ao vice empossados e houve uma apresentação de orações cantadas em músicas religiosas. Ao final houve uma confraternização com suco de laranja para todos os presentes.

Um fato que chamou a atenção, embora esperado, foi a ausência do ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro para a cerimônia de transmissão do cargo. Nem mesmo um representante dele esteve presente para participar. Em seu discurso, Zuliani chegou a dizer que gostaria de receber o cargo do ex-prefeito municipal.

Porém, a transmissão de cargo era um ato solene que, já se admitia antes, não deveria acontecer. Depois de tudo que se ouviu e viu, até durante a campanha eleitoral, o ex-prefeito não deveria comparecer.

Aliás, a última vez que isso aconteceu, ou seja, uma transmissão de cargo a integrante de grupo político adversário, foi em 1997, quando o ex-prefeito José Carlos Moreira compareceu para transferir a faixa ao então prefeito José Fernando Rizzatti. A partir de então, nunca mais aconteceu a solenidade.

Antes, no entanto, a solenidade aconteceu quando o ex-prefeito Rizzatti assumiu o cargo substituindo o ex-prefeito Wilson Zangirolami, ambos, pertenciam ao mesmo grupo político e Rizzatti vinha de ser o chefe de gabinete da prefeitura.

COMARCA

Na comarca tomaram posse também na quinta-feira: José Braz Alvarindo do Prado, em Altair; Dorival Sandrini, Cajobi; Jesus Natalino Peres, Embaúba; Renato Azeda Ribeiro de Aguiar, Guaraci; Raphael Cazarine Filho, Severínia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas