08 de julho | 2012

Benito Benatti faz 80 anos e é homenageado com lançamento de livro contando a história do Thermas

Compartilhe:

O empresário e presidente do Thermas dos Laranjais, Benito Benatti, completou 80 anos de idade na última quarta-feira, dia 04, e recebeu uma homenagem, na noite do mesmo dia, no Salão de Festas do Thermas, quando entre outras coisas aconteceu a solenidade de lançamento de um livro, que conta a história de sua vida e daquilo que foi um dos maiores motivos de sua existência: o parque aquático, aproveitando as águas quentes visando trazer para Olímpia a indústria do turismo; recebeu o brasão de sua família, de origem europeia; e teve um busto inaugurado próximo à entrada do salão social do clube.

Dezenas de convidados, amigos, familiares e funcionários do clube foram prestigiar as homenagens ao empresário que, embora nunca tenha se candidatado, fez dezenas de vezes mais do que qualquer prefeito que Olímpia possa ter tido, alavancando o turismo que já é vivido de forma concreta pelo município, inclusive sem a ajuda direta de nenhum dos administradores que a cidade teve.

O ex-radialista e advogado Sílvio Roberto Bibi Mathias Neto, foi convocado para ancorar a apresentação das homenagens que foram feitas na noite em que se comemorava os 80 anos do empresário Benito Benatti.

Iniciando sua locução de abertura, Bibi convidou o empresário para inicialmente relembrar os tempos em que começou sua trajetória com a Heliar (comércio de baterias de Benatti e Rizzati). “Mas o sonho era maior. Era oferecer peças para a indústria automobilística, quando nos anos 70 nascia a Ciafundi do Jardim Glória, para produzir chicotes elétricos e nessa época ele já falava em explorar a água dos poços que a Petrobrás havia perfurado. Isso aconteceu em 1984. Hoje, o clube é uma ilha de fantasia com equipamentos que se encontram em outros países que o Benito foi buscar, sempre batalhando e contando a todos com muito entusiasmo, os seus empreendimentos que planejava executar”, afirmou.

Já o idealizador da elaboração do livro sobre a história de Benito e que assina o seu prefácio, Reinaldo Rossi, lembrou que na época da inauguração do clube, o empresário abriu mão de ser prefeito para investir a maior parte de seu tempo no clube e mudou o rumo da cidade sem estar com a máquina pública na mão.

O documentarista e escritor Ivair Augusto Ribeiro, por sua vez, afirmou que foi uma honra ter escrito o livro sobre o empresário e contou que começou a escrevê-lo em junho de 2011. Logo de início fez um esboço do que seria o livro e começou a pesquisar documentos e a entrevistar pessoas que fizeram parte da obra “Thermas dos Laranjais”, inclusive conseguindo descobrir a história do poço pioneiro que abastece o Thermas.

“O trabalho de pesquisa foi tomado por um entusiasmo contagiante, por ouvir testemunhos de uma maneira emotiva e sólida das pessoas envolvidas na construção do Thermas dos Laranjais, e principalmente das pessoas que convivem com o Sr. Benito”, disse.

Ivair explicou que procurou escrever o livro da forma mais palatável possível e adiantou que essa é a primeira obra literária que escreve individualmente.

O apresentador da festa, Sílvio Roberto, comandou também a homenagem ao arquiteto Jorge Noronha que, ombro a ombro com Benito Benatti, é responsável pela arquitetura que encanta a todos que frequentam o Thermas e que é reconhecido por todo o Brasil.

Representando a família Benatti, a filha do empresário Solange Benatti Murad, emocionada, disse que o livro vai perpetuar o que é o seu pai e o que é o Thermas dos Laranjais e disse que é uma das homenagens mais honrosas que uma pessoa pode receber; agradeceu ao professor Ivair pelo profissionalismo. E fez questão de frisar que um grande homem não se faz sozinho, ressaltando o trabalho de todos os funcionários do Thermas e ressaltou os nomes dos colaboradores e amigos de seu pai, Paulo Mendes e Odair de Farias que ressaltou, também fazem parte dessa história.

Benito Benatti, emocionado, agradece a todos e ao escritor Ivair Augusto Ribeiro e disse não acreditar que fosse merecedor da homenagem feita através do livro. Agradeceu a toda equipe do Thermas, aos turistas, aos associados e os amigos que conseguiu na vida e disse que o Thermas ainda está no início e que tem tudo para fazer em termos de melhorias no clube (disse em tom humorado) e que tem mais ou menos de 30 a 40 obras relacionadas para serem concluídas e disse que quem vai terminar tudo quando for morar com os amigos Wilson Zangirolami e Odair de Faria será o arquiteto Jorge Noronha.

Benatti afirmou que ainda se sente insatisfeito com sua obra e por ele construiria mais um Thermas, pois tem muita coisa a ser feita e que enquanto estiver respirando, vai lutar pelo parque aquático.
Em seguida todos os convidados cantaram parabéns, celebrando a chegada de seus 80 anos de vida.

Carlito Pagotto e sua esposa Vilma entregaram o brasão da família que é uma tradição europeia. Disse que só recebia esse brasão as famílias que prestavam destacados serviços à comunidade e era criado com a finalidade de identificar as famílias ou indivíduos, e que representa o trabalho a dedicação e honestidade e sobretudo a persistência.

A seguir foi lançado o livro “Da Poeira e da Fama ao Paraíso das Águas” que conta a história do Thermas dos Laranjais, que segundo Bibi, resume a história do clube até aqui e sua importância para a economia local, ressaltando que 67% do produto interno bruto local já resultam de serviços gerados pelo turismo e concluiu: “O livro lembra que quem faz uma obra tão grande, merece ser perpetuado”.

Na sequência foi apresentado a todos, inclusive ao próprio homenageado, um busto do idealizador, criador e presidente do Thermas, Benito Benatti, feito pelo escultor Sérgio Santana da Silva (funcionário do Thermas), e que ficará postado em frente a porta de entrada do salão social, em cima de uma cascata de água.

Ao final foi servido um coquetel preparado pelo Ibiza Restaurant, que funciona no Thermas Olímpia Resort, do empresário do setor de gastronomia, Luiz A. de Souza Lima, o Deco.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas