10 de abril | 2011

Área azul gera 25% das multas de trânsito em três meses

Compartilhe:
De acordo com um levantamento prévio divulgado recentemente pelo diretor presidente da Prodem (Progresso e Desenvolvimento Municipal), Vivaldo Mendes Vieira, responsável também pelo Departamento de Trânsito, o sistema área azul, implantado há cerca de seis meses na cidade, está gerando aproximadamente 25% das multas lavradas no sistema vário de Olímpia.

Embora sem um número definitivo, pois ainda trabalha para completar a estatística do setor, de acordo com o presidente, foram 240 multas aplicadas em média por mês, no período entre janeiro e março deste ano, que corresponde a 70 dias.

Mendes informou que em média, o sistema de estacionamento rotativo gerou em torno de 60 autuações. No entanto, esse não é o maior numero quando se fala e espécies de multas aplicadas. Quer dizer, um motorista é multado no setor a cada período de pelo menos 36 horas.

Dirigir sem usar o cinto de segurança consegue ser a modalidade de multa mais aplicada na cidade. Nesse caso foram 62 autuações em média, cerca de 26% do total registrado durante o período.

Chama a atenção também, as multas aplicadas por estacionamento irregular, que teve cerca de 15% do total, ou seja, em média 36 autuações. Em seguida aparecem as multas por falar ao telefone celular enquanto dirige pelas ruas da cidade.

Nesse caso, segundo a informação de Mendes Vieira, foram aplicadas 24 multas, o que representa em torno de 10% do total. Ainda restam as outras modalidades de multas, entre elas passar com o sinal vermelho, andar de motocicleta sem o capacete devidamente instalado e desrespeitar sinal de parada, que somam 58 autuações, aproximadamente 24% do total.

ATIVIDADE DELEGADA
Vivaldo Mendes avalia que esses números podem ser considerados até baixos, em relação à frota e à intensidade do transito na cidade. Por isso, acredita que, com a implantação do convênio da atividade delegada, o número de multas possa crescer.

Mendes justifica que atualmente, o trabalho da polícia militar tem prioridade a outros tipos de ocorrências, mas a partir de agora, embora avise que a função atenderá também outros setores, haverá mais policiais disponíveis para fiscalizar o trânsito.

Por outro lado, uma comparação com os números do ano passado, chega a dar a ideia de que os motoristas da cidade estão mais educados para o trânsito, uma vez que a média mensal dos três primeiros meses de 2011(240) caiu em torno de 7%, quando comparada com a média apurada em todo o ano de 2010, quando chegou a 260 por mês.

Mas será mesmo que se pode considerar dessa forma ou foi o direcionamento da Polícia Militar para outros setores da cidade, até em razão do sensível aumento da criminalidade em Olímpia?
Só para se ter uma ideia, dirigir sem cinto de segurança gerava 130 multas no ano passado e neste ano, até agora,  mostra a média de 62 autuações. Quer dizer houve uma queda significativa de quase 50%. Outro segmento de multas que caiu for dirigir falando ao celular que registrou 31 autuações no ano passado, contra a média de 24 deste ano.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas