09 de setembro | 2012

Apagão atinge telefones fixos e celulares e internet na 4.ª feira

Compartilhe:

Embora os motivos não tenham sido explicados, um apagão ocorrido na quarta-feira desta semana, dia 5, deixou usuários de Olímpia, principalmente, sem terem acesso à internet ou mesmo sem terem como utilizarem telefones fixos e até celulares. O problema teria atingido apenas Olímpia aparentemente, pois nenhuma informação foi divulgada por quaisquer órgãos de imprensa da região ou mesmo da capital.

Porém, pelo que tudo indica a situação não teria sido generalizada. Em alguns pontos da cidade os usuários ficaram apenas sem poder acessar a internet, mas em outros até mesmo os serviços telefônicos ficaram sem funcionar.

O problema atingiu agências bancárias, escolas e casas comerciais, como por exemplo, as chamadas farmácias populares que, para poderem fornecer os medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Governo Federal, necessitam ter acesso ao Ministério da Saúde através da internet.

Embora não se tenha obtido informações oficiais, algumas possíveis explicações tentam explicar o caos na comunicação local. Uma delas, que teria partido de uma das farmácias populares, seria de que o problema, principalmente com o acesso à internet, estaria localizado no sistema em Ribeirão Preto, onde teria havido o rompimento de um cabo.

Mas outra pessoa consultada, que viveu o problema também no dia seguinte, quinta-feira, havia carros da empresa Vivo, pelo menos três, estacionados à margem da Rodovia Assis Chateaubriand, SP-425, mais precisamente nas proximidades do bairro rural Tamanduá, com os funcionários fazendo reparos nas linhas aéreas.

Mas também foi apurado que na quarta-feira o problema teria ocorrido em duas etapas. Na primeira dela o acesso à internet ficou interrompido por aproximadamente três horas, entre 11 e 14 horas. Na segunda etapa, o sistema saiu do ar no período entre 17 e 20 horas, aproximadamente, ou seja, também por cerca de três horas.

Mas a pane de comunicação atingiu também o sistema de telefonia móvel na cidade. Os telefones celulares das empresas Claro, Oi e Vivo, intercalavam o funcionamento. Ora o usuário conseguia falar, ora não. Aliás, segundo um usuário, somente no final da tarde o sistema Oi voltou a funcionar normalmente.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas