03 de maio | 2009

Anita Costa obtém melhor média entre as públicas da microrregião

Compartilhe:

A Escola Estadual Dona Anita Costa obteve a melhor média, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008, entre as da rede pública da microrregião de Olímpia, que inclui os municípios de Altair, Cajobi, Embaúba, Guaraci e Severínia.

Com a participação de 105, dos 131 alunos do Ensino Médio Regular que estavam inscritos, a escola obteve a média de 52,40.Além disso, foi a 9.ª melhor nota da região de São José do Rio Preto e a 1.551 colocada em todo o Estado de São Paulo, segundo um levantamento realizado pelo jornal Diário da Região.

A segunda melhor nota foi obtida pela Escola Maria Ubaldina de Barros Furquim, que obteve média 46,48, com participação de 39 dos 89 alunos inscritos.

Na terceira colocação ficou a Escola Estadual Dalva Vieira Ittavo, que teve participação de 43 alunos do total de inscritos, obtendo média 45,43. Na quarta posição aparece a Escola Wilquem Manoel Neves que, com participação de 34 dos 96 inscritos, obteve média 45,32.

A quinta colocação ficou com a Escola Eloi Lopes Ferraz, localizada no Distrito de Baguaçu, que obteve média 45,03. Lá houve participação de 12 dos 15 alunos que se inscreveram para o Enem 2008.

Com participação de 36 dos 47 alunos inscritos, a Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino, que há algumas décadas já foi considerada a melhor da cidade, ficou na sexta colocação com a média 43,50.Já a Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Reis Neves ficou apenas com a sétima colocação.

Os 64 alunos, dos 70 que se inscreveram para o Enem do ano passado, deram ao estabelecimento a média 42,06.Por outro lado, duas das nove de Olímpia, acabaram ficando sem conceitos porque tiveram menos de 10 alunos participando do Enem.

São os casos das Escolas Alzira Tonelli Zaccarelli, localizada no Jardim Hélio Casarini (Cohab III), e Francisco Bernardes Ferreira, esta localizada no Distrito de Ribeiro dos Santos, que tiveram menos de 10 alunos participando do Enem.

No caso da primeira, foram apenas 9 dos 18 alunos inscritos e, a segunda, apenas sete dos 21 que se inscreveram.MUNICÍPIOSA média do município de Olímpia foi de 48,36, abaixo da média do Estado de São Paulo que foi de 51,35. Enquanto isso a região Sudeste ficou com média 51,21 e a média nacional foi de 49,45.

Já nos outros cinco municípios que complementam a comarca de Olímpia, as médias foram as seguintes: Altair, 42,28; Cajobi, 47,89; Embaúba, 48,35; Guaraci 44,82; e Severínia, 46,09.EJAJá em relação ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), mesmo as escolas tendo alunos participando do Enem, acabaram ficaram sem conceito.

O motivo é que, assim como no caso do Ensino Médio Regular, foram desconsideradas as notas obtidas quando menos de 10 alunos participam do teste.No município de Olímpia se enquadraram nessa situação as três escolas que oferecem o sistema.

Na Dalva Viera Ittavo, que tinha 80 inscritos, apenas um aluno participou; Na Maria Ubaldina de Barros Furquim foram apenas dois dos 147 inscritos; e na Capitão Narciso Bertolino, apenas seis dos 82 alunos que fizeram inscrição.

Por outro lado, ainda em relação ao EJA, em toda a comarca apenas o município de Guaraci obteve média no Enem 2008, com a nota 36,07. Entretanto, os organizadores do Enem não recomendam qualquer comparação, nem mesmo com o resultado do Enem 2007.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas