05 de maio | 2019

Acervo do Tabloide vai para o arquivo público municipal

Compartilhe:

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

O acervo do Jornal Tabloide da Nova Paulista, que deixou de circular após a morte de seu proprietário, Nelito Santos, contendo publicações semanais das décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000, foram doados no dia 24 de abril para o Arquivo Público Municipal Dr. Antônio Augusto Reis Neves. O conjunto de publicações de mais de 50 anos de circulação do jornal estavam sob a guarda do vereador José Elias Morais (Zé das Pedras) e agora passam a integrar o arquivo.

O Tabloide da Nova Paulista era de propriedade de Nelito Santos, que faleceu em 2012. Ainda em vida, o olimpiense deixou o acervo aos cuidados de seu filho, Ubiratan Santos, e do vereador Zé da Pedras. Todo o material estava na empresa do vereador, que inclusive construiu uma sala para guardar as edições.

As edições foram recolhidas pelos servidores do Arquivo Público e agora serão inventariadas, passando por higienização com aplicação de métodos de conservação. Os jornais são de interesse público e ficarão à disposição da população olimpiense assim que forem catalogados.

O jornal foi fundado no ano de 1959. Nele, eram publicadas notícias da cidade como esporte, política, colunismo social e fatos de interesse público. Também era assinada por Nelito Santos a coluna “Retalhos do Cotidiano”, em que ele relembrava fatos históricos da cidade, da comarca e muitos ‘causos pitorescos’ de Olímpia.

Durante a reunião, o prefeito Fernando Cunha contou que na adolescência foi repórter do jornal Tabloide, e que na oportunidade escrevia toda a parte esportiva da época, o que contribuiu muito para o aprimoramento de sua escrita.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas