20 de janeiro | 2016

Abertura de comportas de usina vira atração regional em Icém

Compartilhe:
 

Usina de Marimbondo abre suas comportasA usina de Marimbondo, em Fronteira/MG – Icém/SP, abriu suas comportas na manhã deste domingo, dia 17 de Janeiro 2016.A liberação ocorreu às 9 horas e isso não acontecia desde abril de 2011. A equipe FotoDrones / Gledson Reis e Leandro Gasparetti esteve presente registrando imagens inéditas, confira o vídeo:Contato: (17) 99151-5658 (WhatsApp)

Publicado por Leandro Gasparetti em Domingo, 17 de janeiro de 2016

DA REDAÇÃO COM TVTEM
Muito moradores de Icém e de toda a região foram acompanhar no domingo, 17, a abertura das comportas da usina de Marimbondo. A medida foi autorizada pela Furnas, empresa que administra a hidrelétrica, que fica na divisa do Estado de Minas Gerais. Depois de três dias abertas, as comportas da usina de Marimbondo, que fica na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, foram fechadas na manhã de quarta-feira (20).

Segundo a assessoria de Furnas, empresa que administra a hidrelétrica, a quantidade atual de água não oferece risco, porém, as comportas podem ser reabertas se o volume chegar a 92%. Segundo o último boletim divulgado pelo ONS, Operador Nacional do Sistema, a usina de Marimbondo opera atualmente com 83,42%. Por isso, se continuar chovendo a chance delas serem reabertas é grande.

Os moradores se reuniram para ver a abertura das comportas. Dez minutos antes, a usina começou a disparar o alerta e, como previsto, elas foram abertas por volta das 9h. A água rompeu o vertedouro com força total e promoveu um espetáculo.

A última vez que as comportas foram abertas foi em 2011. Essa medida foi tomada agora por causa das chuvas dos últimos dias, já que o nível do reservatório subiu bastante e, para evitar o transbordamento, foi necessário dar vazão à água.

A funcionária pública Maura Souza, saiu cedo de casa para acompanhar o espetáculo e fez questão de registrar o momento. “Pra mim tudo isso é um espetáculo. Eu vim a pé fazendo trilha só para acompanhar esse cenário. É magnífico”, diz Maura.

Quem também fez questão de levantar cedo foi o bancário Luis Fernando Queiroz, que chegou equipado para não perder nenhum momento durante a abertura das comportas. “Eu preparei a câmera e o celular para não perder nenhum momento quando abrirem as comportas. Quero deixar todo esse momento registrado”, comenta Luis.

Quem andou um pouco mais conseguiu uma vista privilegiada de todo o cenário. “Ninguém esperava que dentro de cinco anos as comportas fossem abrir, estava muito seco. A gente passava por aqui e via as pedras e olha o cenário que temos hoje. A natureza é algo que nos surpreende”, afirma a instrutora de autoescola Aparecida Dalssin Fernando.

Após a abertura das comportas, a água subiu aproximadamente 10 metros e deve encobrir em uma semana uma pequena ilha do local. O procedimento foi rápido e a vazão foi controlada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

SITUAÇÃO DIFERENTE
Em 2015, o reservatório da hidrelétrica de Marimbondo estava bem diferente. Há um ano, a usina operava com apenas 13% da capacidade e hoje está 81% do total. A régua que antes estava descoberta, hoje não é mais vista.

O Rio Grande que abastece a usina em Icém também está diferente. Em janeiro do ano passado havia muitas pedras e era possível até caminhar em alguns trechos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas