06 de junho | 2016
Tancinha está de volta na pele de Mariana Ximenes
Em “Haja Coração”, Mariana Ximenes está interpretando Tancinha, uma das personagens mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira, eternizada pela a atriz Cláudia Raia, entre 1987 e 1988, na novela “Sassaricando” / Estevam Avellar-RG
Mariana Ximenes empresta sua sensualidade e a extrema beleza a Tancinha. Na trama seus atributos físicos chamam a atenção de longe – seja nas ruas da Mooca, onde vive, ou na feira na qual sua família trabalha / João Miguel Jr-RG
Durante os próximos meses a atriz Mariana Ximenes tem um grande desafio pela frente: interpretar a personagem Tancinha em “Haja Coração”. Isso não seria grande coisa, se Tancinha não fosse uma das personagens mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira, eternizada pela a atriz Cláudia Raia, entre 1987 e 1988, na novela “Sassaricando”, lembrando que foi com essa personagem que Claudia Raia foi projetada para o mundo da fama. O tema continua o mesmo, a feirante simples e sensual que se encontra em um triângulo amoroso entre Apolo e Beto, desta vez interpretados por Malvino Salvador e João João Baldasserini, respectivamente.
Tancinha é a mais extrovertida e explosiva das filhas de Francesca (Marisa Orth), é irmã de Giovanni (Jayme Matarazzo), Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia). Na infância, passou um bom tempo no interior com a avó materna italiana, por isso, acabou aprendendo a falar tudo errado, como um forte sotaque italianado. É uma boa moça, leal, devotada à família, trabalhadora, muito doce e amorosa.
A sensualidade e a extrema beleza de Tancinha chamam a atenção de longe – seja nas ruas da Mooca, onde vive, ou na feira na qual sua família trabalha. O rosto com traços delicados e a ingenuidade ajudam a encantar ainda mais os fregueses. Mas nada de gracinha pra cima dela! A jovem tem personalidade forte e não leva desaforo para casa.
Com essa personagem, Mariana Ximenes terá a chance de mostrar todo o seu lado cômico, em cenas hilárias, protagonizadas nos mais diferentes núcleos da novela.
O último trabalho de Mariana Ximenes em teledramaturgia foi fazer a Aurora, em “Joia Rara”, que foi ao ar em 2013. De volta aos estúdios Globo ela enfrenta o desafio de interpretar uma personagem que ainda é lembrada após quase 30 anos.
Voltando à vida real, Mariana Ximenes do Prado Nuzzi nasceu em abril de 1981, na cidade de São Paulo. Optou pela carreira de atriz ainda menina, depois que participou de uma montagem teatral; adolescente, fez diversas campanhas publicitárias. A estreia nas novelas foi em “Fascinação”, produzida pelo SBT em 1998. Vale relembrar, que antes fez uma participação especial em “74.5 – Uma Onda no Ar”, exibida pela extinta Rede Manchete.
Quando encerrou este trabalho, já tinha chamado a atenção da Globo, assinou contrato com a emissora e apareceu em “Andando nas Nuvens”, no papel de Celi Montana e contracenando com Marco Nanini e Débora Bloch.
Desde então, a atriz praticamente emendou um trabalho ao outro. Mariana Ximenes gosta de frisar que, quando tem uma folguinha em sua apertada agenda de trabalho, gosta de se refugiar no campo a fim de se recompor; nestas ocasiões deixa o relógio e o celular em casa.
Inesquecível foi sua personagem Bionda, em "Uga Uga", filha do personagem vivido pelo diretor e ator Wolf Maya. Na minissérie "A Casa das Sete Mulheres", ao lado de grande elenco, Mariana interpretou Rosário, uma das sobrinhas de Bento Gonçalves (Werner Schünemann), líder dos Farrapos.
Em "Chocolate Com Pimenta", a atriz interpretou Ana Francisca, uma personagem que começou timidamente na trama, mas que no seu desenrolar ganhou força e se transformou numa mulher inteligente e madura, a protagonista da história de Walcyr Carrasco.
Depois veio a Raíssa, de "América", uma verdadeira "patricinha" que acabou encontrando seu eixo. Em seguida deu vida a uma personagem real, a empresária Lilian Gonçalves, na minissérie "JK", dando um show de interpretação principalmente na cena em que a personagem é estuprada pelo próprio cunhado.
Depois, veio a Bel, em “Cobras & Lagartos”. Sobre este trabalho, Mariana Ximenes gosta de relembrar que teve aulas de violoncelo a fim de aprender o posicionamento das mãos, mas tocar o instrumento de verdade é muito difícil e o jeito foi dublar as cenas em que Bel aparecia se apresentando.
Sem dúvida, outra personagem de sucesso foi a Lara, de “A Favorita”, praticamente uma das protagonistas da trama escrita por João Emanuel Carneiro. “Passione” e o remake de “Guerra dos Sexos” também teve a participação da atriz.
No cinema fez dezenas de filmes, sendo “Os Penetras – Quem Dá Mais”, o mais recente, e em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. No longa ela interpreta Laura, mais uma personagem cômica e mais uma oportunidade para seus fãs conferirem todo o seu talento na área do humor.
Talentosa e merecedora do sucesso que faz, Mariana Ximenes é muito cautelosa quanto à sua vida pessoal. Atualmente solteira, ela já foi casada com o cineasta Pedro Buarque de Hollanda e se separou depois de oito anos de casamento
Considerada artista do primeiro escalão da Globo, Marina Ximenes continua mantendo uma postura discreta, mas sempre sendo simpática com o público que acompanha seu trabalho.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!