29 de janeiro | 2018

Pernas leves, livres e soltas no Carnaval

Compartilhe:

E vem aí os feriados de Carnaval! Alegria, muita festa, noitadas divertidas, mas é preciso se preparar para enfrentar a maratona da folia.

Bom, se você prefere fugir da agitação e quer aproveitar para descansar, também tem que se preparar para sair da rotina.

Primeira coisa é ter consciência que o trânsito piora muito nas épocas de feriados em geral. Então, fortaleça o seu lado emocional porque isso costuma estressar, e muito.

Mas, falando do corpo, nem todos tem preparo físico adequado para acompanhar os blocos e desfiles durante o Carnaval ou para aproveitar passear bastante.

Os pés e as pernas costumam ser os mais sacrificados, por isso capriche na escolha de calçado confortável e que ofereça estabilidade aos pés.

O calor e as bebidas alcoólicas ajudam na retenção de líquidos e na incidência de câimbras e dores musculares, por isso capriche na ingestão de líquidos, sendo que a água é o melhor deles.

Se você estiver viajando, procure não ficar muito tempo sentado. Movimente-se de tempos em tempos. Muito tempo parado ocasiona inchaço nos membros inferiores e até complicações mais sérias como trombose e embolia pulmonar.

Seja na folia ou no passeio, o descanso é fundamental. O corpo precisa recuperar as suas energias. Após as festas, durma sem culpa.

Durante o carnaval dormimos tarde e permanecemos muitas horas em pé, existe uma tendência à retenção de líquidos e inchaço, principalmente para pessoas com problemas de circulação, obesos, gestantes e portadores de pressão alta. Lembrando que se o inchaço permanecer por um longo período, a incidência de erisipelas, flebite e até trombose aumenta. E mais, portadores de pressão alta, pessoas obesas e gestantes precisam redobrar os cuidados com a hidratação do organismo.

E o que fazer se as pernas e pés ficarem inchados? Neste caso, o recomendado é que se durma com as pernas elevadas, colocando um travesseiro sob elas, e realize compressas frias no final do dia. Além disso, é preciso tomar cuidado com refrigerantes e comidas industrializadas, pois o excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial e piorar o inchaço.

Pessoas que normalmente tem propensão à retenção de líquidos e inchaço nas pernas devem cuidar da alimentação e buscar orientação médica para enfrentar os dias de mais movimento para o corpo. Uma ideia muito difundida é que o “escalda pés alivia” os sintomas de pés inchados, no entanto os especialistas explicam que esta prática pode causar dilatação dos vasos sanguíneos e agravar ainda mais o problema.

Sob a orientação médica é possível utilizar medicamentos, inclusive de uso tópico, que ajudam a deixar as pernas bem mais leves e saudáveis para enfrentar os feriados de folia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas