18 de abril | 2016

Para comemorar o aniversário de Roberto Carlos

Compartilhe:

Roberto Carlos comemora em abril seus 75 anos e para lembrar a data, o canal Viva trará uma programação especial em homenagem ao Rei / Paulo Belote-RG

Amiga pessoal de Roberto Carlos, Wanderléa também está nas reprises dos especiais do cantor, que o canal mostrará / João Cotta-RG

No dia 19 de abril, Roberto Carlos completará 75 anos de vida e para comemorar a data, o canal Viva preparou uma programação especial para os fãs do cantor. São tantas emoções que Roberto Carlos traz em suas músicas, que nem adianta tentar esquecer. Serão exibidos seis especiais de fim de ano da Globo que foram ao ar de 1990 a 1995. Os programas serão mostrados no canal pago aos sábados, a partir de 30 de abril, às 22 horas.

Nos especiais musicais, Roberto Carlos divide o palco com grandes nomes da música brasileira como Erasmo Carlos, a dupla Leandro & Leonardo, Wanderléa, José Augusto, Fafá de Belém, Fagner, Chico Buarque, os irmãos Sandy & Junior, Cássia Eller, Frejat, Fábio Jr, Daniela Mercury, entre muitos outros.

Para completar a celebração, nos sábados de 14 a 28 de maio, na faixa das 20 horas, o canal exibirá filmes estrelados pelo Rei, recordando sua fase como ator. Com direção de Roberto Farias, a trilogia "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora" (dia 14), "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (dia 21) e "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (dia 28) aborda temas como automóveis, uma das paixões de Roberto Carlos.

"Verde é Vida" intitulou o especial de 1990, que vai ao no próximo dia 30 e que teve como tema a preservação do meio ambiente. Gravada no estádio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro, a atração contou com números musicais emocionantes como o de Wanderléa com "Foi Assim". A convidada ainda formou um dueto com o Rei na canção "Ternura". Em seguida, José Augusto se apresentou com "Aguenta Coração", tema de abertura da novela "Barriga de Aluguel", exibida na época. Já com Roberto Carlos, ele cantou "Fera Ferida". O anfitrião recebeu Xuxa para encerrar o especial com "Noite Feliz". A loira também se apresentou ao lado das Paquitas com sucessos como "Lua de Cristal" e "Ilariê".

A edição de 1991, que será exibida no dia 07 de maio ganhou o nome de "Viva Luz" e abordou assuntos que envolviam crianças e idosos. No palco do Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, o Rei realizou um show de gala e interpretou grandes sucessos ao lado de artistas como Chitãozinho & Xororó, Fagner e Fafá de Belém.

Em 1992, no ar em 14 de maio, o programa de fim de ano ganhou o subtítulo "Amigo", para homenagear o diretor Augusto César Vannucci, que falecera no dia 30 de novembro do mesmo ano. Desde o primeiro especial do Rei, exibido em 1974, Vannucci só não havia dirigido as edições de 1982, 1983, 1984 e 1987. No palco do Teatro Fênix, Roberto Carlos recebeu convidados como Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Kátia e Chitãozinho & Xororó. Além disso, a edição apresentou uma encenação sobre a vida de Jesus, interpretada por Cássia Kis, Daniel Herz, Daniela Perez, Herson Capri e Gulu Monteiro.

O Theatro Municipal de São Paulo recebeu o especial de 1993, que vai ao ar no dia 21 de maio que teve início com Roberto Carlos entrando no palco dirigindo um Cadillac vermelho. Com direção de Jorge Fernando, o programa ganhou cenários dinâmicos e iluminação teatral. Um dos destaques da edição foi o Rei, Wanderléa e Erasmo Carlos cantando um pout-pourri em homenagem à Jovem Guarda.

Em 28 de maio será exibido o especial de 1994. No aniversário de 20 anos dos especiais, foi a vez do Estádio Jornalista Felippe Drummond, mais conhecido como Mineirinho, em Belo Horizonte, virar palco da atração. Entre os convidados do espetáculo: Erasmo Carlos, Fábio Jr., Cássia Eller, Barão Vermelho, Skank e a dupla Zezé Di Camargo & Luciano.

A atração de 1995, no ar no dia 04 de junho aconteceu no Metropolitan, casa de espetáculos carioca, e foi dedicada aos 30 anos da Jovem Guarda. Em um bar cenográfico, ele, Wanderléa e Erasmo Carlos lembraram momentos do movimento que os levou ao estrelato. A homenagem se estendeu e o trio, acompanhado de Sylvinha, Deny & Dino, Martinha, Os Incríveis, Waldirene, Wanderley Cardoso, Lilian, Ed Wilson, Jerry Adriani, The Fevers e Os Vips, cantou "Festa de Arromba".

Roberto Carlos nasceu em 19 de abril de 1941, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Transformada em números, a sua carreira chega à marca dos 100 milhões de discos vendidos, mas não foi com o seu atual estilo romântico que Roberto Carlos conquistou os primeiros sucessos. No ano de 1957 fundou com alguns amigos, entre eles, Tim Maia, o conjunto “Os Sputniks” dedicado ao rock; no ano seguinte, estava no grupo “The Snakes” ao lado de Erasmo Carlos. Em 1961 lançou o seu primeiro LP “Louco Por Você”. A partir daí passou a contar com o apoio da gravadora CBS e foi nesta época que estourou com os sucessos (em parceira com Erasmo Carlos) “Splish Splash”, “Calhambeque” e “É Proibido Fumar”, criando o primeiro movimento de rock no Brasil.

Em 1965 estreou, ao lado de Wanderléa e Erasmo Carlos, o programa “Jovem Guarda” na TV Record dando origem ao movimento musical de mesmo nome. Foi ainda nesta época que participou dos filmes “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa” e “Roberto Carlos a 300 Km Por Hora”, que serão exibidos pelo canal Viva.

Nos anos 70, mudou seu estilo tornando-se um cantor e compositor basicamente romântico e o seu alvo passou a ser o público adulto.

Desde o ano de 1961, Roberto Carlos conseguiu a façanha de lançar um disco inédito por ano, interrompida apenas em 1999 por causa da doença de sua então esposa Maria Rita, que viria a falecer tempos depois.

O fã clube de Roberto Carlos é um dos maiores de todo o mundo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas o seu show anual é praticamente atração obrigatória na Globo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas