19 de junho | 2023

Novelas turcas, as novas queridinhas dos brasileiros

Compartilhe:

As tramas produzidas na Turquia vêm conquistando os telespectadores por aqui e já tem lugar garantindo no Globoplay

 

A novela turca mais recente, lançada no Globoplay, é “Sr. Errado”, uma comédia romântica com 43 capítulos estrelada por Can Yaman, no papel de Özgür , e Özge Gürel, interpretando Ezgi / GB Imagem

Com 85 capítulos, “Mãe” teve a melhor performance de uma trama licenciada desde a chegada de novelas estrangeiras na plataforma. “Mãe” é protagonizada pela atriz Cansu Dere, que interpreta a professora Zeynep Günes; e pela atriz mirim Beren Gökyildiz, no papel de Melek Akçay / GB Imagem

“Amor e Honra” conta a história de Yasemin (Melis Sezen) que está empenhada em conseguir a tutela de seu irmão mais novo, que ainda vive no orfanato. Um dia, seu caminho se cruza com o de Cem (Burak Sevinc), um rico empresário que guarda lembranças dolorosas de sua infância / GB Imagem

A novela “Terra Amarga” é ambientada na década de 1970 e estrelada por Bir Zamanlar Çukurova e Bitter Lands; é uma trama rural clássica, carregada de romance, dramas familiares e belas paisagens do sul da Turquia / GB Imagem

Em “Fatmagul”, a bela Fatmagul (Beren Saat) vive em um povoado humilde. De casamento marcado com um amor de infância, a jovem vê sua vida tomar outro rumo após ser vítima de uma tragédia / GB Imagem

A Band nem imaginava, mas ao colocar no ar “Mil e Uma Noites” em 2015 estava abrindo as portas para uma nova era na exibição de novelas no Brasil. Naquele momento, estavam sendo apresentadas ao telespectador brasileiro as novelas turcas. A audiência da trama foi tão boa que em seguida foi ao ar outro grande sucesso turco: “Fatmagul”, essa sim se consolidando na audiência, tanto é que também está disponível no catálogo do Globoplay.

E por falar em Globoplay, o serviço de streaming é um verdadeiro paraíso para os fãs da teledramaturgia. O serviço de streaming da família Marinho tem em seu catálogo os maiores sucessos de todos os tempos da Globo, e a cada semana aparece mais novidades. As novelas são o carro-chefe da plataforma e por isso mesmo é que a diretoria do Globoplay não descarta a possibilidade de negociar tramas nacionais de outras emissoras e em breve disponibilizá-las a seus assinantes, principalmente as novelas infantis do SBT, que batem recordes de visualizações em outras plataformas.

De olho neste grande filão, o Globoplay também tem em seu catálogo, além das novelas brasileiras e turcas, grandes sucessos portugueses e mexicanos, muitos deles já exibidos em TV aberta pelo SBT.

Uma das novelas estrangeiras mais assistidas na plataforma é “A Usurpadora”, que já foi exibida e reexibida exaustivamente pelo SBT. Os destinos de Paulina Martins e Paola Bracho, ambas interpretadas pela atriz Gabriela Spanic, são confrontados na novela mexicana, ícone dos anos 1990.

Deixemos de lado as novelas mexicanas e voltemos às turcas. Apesar de as novelas turcas fazerem grande sucesso na Band, a emissora preferiu apostar em tramas portuguesas e reprises de produções antigas próprias, mas não gerou o mesmo engajamento de “Fatmagul”, e com a ida de Faustão para a emissora, aposentou seu horário de novelas. Agora com o cancelamento de “Faustão na Band”, o horário poderá voltar a ser destinado à teledramaturgia.

As primeiras novelas turcas disponibilizadas pelo Globoplay foram “Uma Vida Nova”, a já conhecida “Fatmagul” e a grande campeã de audiência, “Mãe”. O sucesso foi tanto que desde março o serviço de streaming vem disponibilizando mais novelas turcas.

A mais recente, lançada na última terça-feira e que está tendo seus capítulos disponibilizados diariamente, é “Sr. Errado”. O enredo de “Sr. Errado” é uma comédia romântica com 43 capítulos que traz o astro Can Yaman como protagonista e mostra que o amor pode estar onde menos se espera. Na trama ambientada em Istambul, Özgür (Can Yaman) é dono de um restaurante e vive muito bem, mas não acredita no verdadeiro amor. A sua vizinha Ezgi (Özge Gürel), ao contrário, sonha em encontrar sua alma gêmea para construir uma família, mesmo após vários relacionamentos desastrosos. Até que a jovem resolve pegar algumas dicas com o empresário fanfarrão, que também irá pedir algo em troca: que eles finjam um namoro na festa de casamento de sua irmã. O que parecia a princípio uma receita para um verdadeiro desastre acaba dando início a uma amizade especial, que pode evoluir para algo mais.

Sucesso de audiência em diversos países do mundo, “Mãe” chegou ao Globoplay em janeiro. Com 85 capítulos teve a melhor performance de uma trama licenciada desde a chegada de novelas estrangeiras na plataforma. “Mãe” é protagonizada pela atriz Cansu Dere, que interpreta a professora Zeynep Günes; e pela atriz mirim Beren Gökyildiz, no papel de Melek Akçay. Na história, Melek é uma menina de sete anos de idade que sofre maus tratos de sua família e encontra no afeto da professora Zeynep Günes a chance de uma nova vida.

Lançado aos assinantes em março, “Amor e Honra” conta a história de Yasemin (Melis Sezen), uma jovem criada em orfanato que consegue entrar para a Faculdade de Direito enquanto trabalha em uma empresa de eventos. Empenhada em conseguir a tutela de seu irmão mais novo, Murat (Kerin Tuna Kaba), que ainda vive no orfanato, ela luta contra as adversidades da vida.

Outro sucesso é “Terra Amarga”, novela ambientada na década de 1970 e estrelada por Bir Zamanlar Çukurova e Bitter Lands, é uma trama rural clássica, carregada de romance, dramas familiares e belas paisagens do sul da Turquia.

“Hercai: Amor e Vingança”, “Marasli: O Protetor” e “Jogos do Destino” são outras três produções turcas que chegam em breve ao catálogo do Globoplay.  Os títulos reforçam o investimento consistente da plataforma em produções para os fãs do gênero.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas