20 de outubro | 2022

É dica boba, mas é verdade

Compartilhe:

Na hora da faxina

Antes de começar a aspirar o chão, guarde sapatos, brinquedos e objetos que estejam no chão. Assim como remova papéis, grampos e outros lixos para que os mesmos não entupam o aspirador e dificulte a faxina. Dessa maneira, o trabalho fluirá mais rapidamente.

 

É dica boba, mas é verdade

Comece a limpar os cômodos de sua casa de cima para baixo. Ou seja, primeiro limpe rente ao reto para tirar as prováveis teias de aranha, depois em cima dos armários e estantes e assim por diante, deixando as partes mais baixas e o chão por último. É óbvio que conforme você limpa as partes altas, o pó vai se acumular mais embaixo.

 

Organizar é essencial

Não é perda de tempo organizar as coisas antes de começar uma tarefa. Por exemplo, antes de começar a cozinhar, deixar os ingredientes e utensílios à mão facilitam bastante e vai economizar tempo. Assim também acontece na hora de limpar a casa. Organize seus produtos de limpeza, panos, esponjas e vassouras, preferencialmente mantenha-os guardados todos juntos.

 

Cozinha mais depressa

Para fazer economia e obter um cozimento mais rápido dos grãos de cereais em geral, deixe que eles fiquem sempre de molho antes de levá-los ao fogo para cozinhar.

 

Se ferver, está bom

Para saber se o fermento em pó ainda está bom, coloque uma colher de sopa rasa de pó em meio copo com água morna. Mexa. Se o fermento crescer e ferver, ele ainda poderá ser usado.

 

Passa fácil

Experimente secar as camisas e blusas em geral penduradas em cabides. Secam rapidamente, não ficam com as marcas dos prendedores e são bem mais fáceis de passar. Fique atenta para que as roupas não ficam expostas ao sol mais do que o necessário para secá-las. Quanto mais ficam no sol, mais ressecados ficam os tecidos, dificultando na hora de passar e, consequentemente, gasta mais energia.

 

No congelador

O milho de pipoca deve ser guardado no congelador. Vai ficar sempre fresquinho e sem piruás.

 

Panos de limpeza I

Prefira os panos de microfibras que não deixam fiapos principalmente quando limpar superfícies de vidro ou espelho. Uma boa ideia também é usar camisetas de malha que não estão mais no uso. Elas também não soltam fiapos.

 

Panos de limpeza II

Uma boa ideia é ter os panos de limpeza de cores variadas e cuidar para separá-los de acordo com cada necessidade. Por exemplo, panos verdes para limpar a cozinha; panos azuis para limpar os banheiros etc.

 

Mistura milagrosa

Ferva uma xícara (chá) de vinagre branco com 1 xícara (chá) de água. Adicione duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Limpa panelas sujas e com marca de queimado, assim como os queimadores do fogão que costumam ficar com crostas. É só deixar de molho nessa mistura.

 

 

Esponja específica

As esponjas são aliadas poderosíssimas na hora da limpeza, mas cuidado por algumas podem ser abrasivas demais em algumas superfícies. Por isso mesmo é que elas têm especificações em seus rótulos, como “não risca”, ou “antiaderente”. Para limpar cubas de inox, nada melhor do que esponjas com a especificação “não risca” e sapólio cremoso com a especificação de “não risca”. Fica com brilho permanente.

 

É antiga, mas funciona

Para remover manchas de gordura da roupa ou toalhas em geral, coloque talco ou giz escolar sobre a mancha. Espere alguns minutos. Depois, esfregue o local para retirar o talco ou o giz e lave normalmente.

 

Panos de pratos

Os panos de prato, assim como os panos de limpeza da pia, devem ser lavados em separado das outras roupas e toalhas. Não deixe que se acumulem molhados porque ficarão mofados e mal-cheirosos. Se o pano está molhado e sujo e não poderão ser lavados em curto tempo, cuide para que fiquem estendidos e sequem para depois serem lavados.

 

Micro-ondas

Mantenha o hábito de cobrir os alimentos quando aquecê-los ou cozinhá-los no micro-ondas. Existem tampas específicas para essa finalidade. Dessa maneira, você evita os respingos no teto e nas paredes do forno. O uso da tampa facilita muito na hora da limpeza do aparelho.

 

Sem sal

Cozinhe a espiga de milho em água sem sal. Só depois de cozidas é que deve ser deixada em água salgada. O sal endurece o milho.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas