01 de novembro | 2022

Destinos sustentáveis é uma excelente opção para férias com a família

Compartilhe:

Hoedspruit, na África do Sul, está rodeada pela maior área de conservação privativa do mundo. A cidade está localizada no centro da Biosfera Kruger to Canyons, o acampamento Bundox Safari Lodge pode ser uma hospedagem ideal em Hoedspruit / Divulgação

Estocolmo é considerada uma das cidades mais ecológicas da Europa, além de ser aclamada como um modelo internacional para a ação climática, já que toma várias medidas para garantir um impacto positivo. A capital sueca utiliza fontes de energia renováveis e recicla 99% dos resíduos sólidos da cidade / GB Imagem

Conhecida como a capital do safári da Tanzânia, Arusha fica exatamente no meio do caminho entre o Cairo e a Cidade do Cabo e é uma ótima parada para quem está caminhando na direção do Monte Kilimanjaro para participar de uma escalada / GB Imagem

Merzouga é uma pequena vila no sudeste do Marrocos, localizada perto do deserto de Erg Chebbi. O local é conhecido por suas dunas de areia e grande variedade de vida selvagem / GB Imagem

O acampamento Ali & Sara’s Desert Palace está localizado nos arredores de Merzouga, nas dunas de Erg Chebbi. As barracas coloridas são tradicionalmente decoradas com itens artesanais locais para uma sensação autêntica que reflete a cultura da região e é um excelente local de hospedagem / Divulgação

A palavra da vez é “sustentabilidade”! Já passou da hora de sermos mais ecológicos e pensarmos mais em cuidarmos de nosso planeta, tão maltratado ao longo de gerações.  De acordo com uma pesquisa recente, a maioria dos viajantes brasileiros acreditam na importância das viagens sustentáveis. Por isso, quando for escolher o destino e as acomodações de suas férias, procure lugares que adotam iniciativas para ajudar a proteger o planeta e contribuir de forma positiva com as comunidades locais.

Nesta matéria abordaremos uma lista de destinos em todo o mundo que possuem as maiores proporções de acomodações com sustentabilidade. As opções incluem cidades que ditam tendências, parques naturais e destinos que se esforçam para gerenciar seus volumes de viagem de forma mais consciente.

Hoedspruit, na África do Sul, está rodeada pela maior área de conservação privativa do mundo. A cidade está localizada no centro da Biosfera Kruger to Canyons – reconhecida pela UNESCO –, onde a comunidade local participa de várias iniciativas de reciclagem e conservação, além de disponibilizar seus produtos no mercado “Local is Lekker” para apoiar a região. O lugar é conhecido como um dos melhores para safáris ecológicos na África do Sul, onde o viajante poderá curtir os belos arredores enquanto aprecia a vida selvagem em seu habitat natural. Para testemunhar o trabalho que a cidade faz com relação à proteção dos animais, o viajante pode passar um tempo no Centro de Reabilitação de Vida Selvagem Moholoholo e no Centro de Espécies Ameaçadas de Hoedspruit. O acampamento Bundox Safari Lodge pode ser uma hospedagem ideal em Hoedspruit. Situado em uma pequena reserva natural perto do Kruger National Park, o acampamento oferece barracas de safári e chalés de palha. Rodeada por uma área verde, a acomodação conta com uma piscina ao ar livre e um deck de observação de onde é possível admirar a paisagem.

Estocolmo é considerada uma das cidades mais ecológicas da Europa, além de ser aclamada como um modelo internacional para a ação climática, já que toma várias medidas para garantir um impacto positivo. A capital sueca utiliza fontes de energia renováveis e recicla 99% dos resíduos sólidos da cidade. Ela também tem uma das águas encanadas mais limpas do mundo, então não há necessidade de comprar água engarrafada. Também é possível conhecer a cidade de forma mais sustentável, já que, além de ser compacta, ela conta com um ótimo sistema de transportes públicos e pontos turísticos que ficam a curtas caminhadas de distância. Estocolmo oferece um programa comunitário de bicicletas que permite que as pessoas aluguem uma das mais de mil bicicletas espalhadas pela cidade. O viajante também poderá conhecer a região pela água: um passeio noturno de caiaque pela cidade oferece a experiência de remar pelas vias aquáticas de Estocolmo para admirar sua arquitetura e pontos turísticos. Muitas acomodações em Estocolmo possuem certificado de sustentabilidade de organizações reconhecidas. A dica é o Downtown Camper by Scandic.

Conhecida como a capital do safári da Tanzânia, Arusha fica exatamente no meio do caminho entre o Cairo e a Cidade do Cabo e é uma ótima parada para quem está caminhando na direção do Monte Kilimanjaro para participar de uma escalada. Com o vulcão adormecido do Monte Meru como pano de fundo, é fácil conhecer a região a pé. Arusha é conhecida por seus esforços ambientais, como iniciativas de plantio de árvores, programas de voluntariado agrícola sustentável e um projeto de saneamento hídrico, o qual as pessoas que visitam a região podem apoiar. Essa cidade da África Oriental também é conhecida por sua torre do relógio e vários programas de turismo cultural, incluindo o passeio Vila Cultural e Museu Olpopongi Maasai, onde é possível conhecer a cultura local Maasai bem de perto. Essa é uma ótima maneira de se conectar a comunidade local. Para se hospedar, prefira o colorido Banana Farm Eco Hostel, que utiliza energia 100% renovável e fica a uma curta distância do Mercado Central de Arusha, local ideal para se experimentar a culinária local.

Merzouga é uma pequena vila no sudeste do Marrocos, localizada perto do deserto de Erg Chebbi. O local é conhecido por suas dunas de areia e grande variedade de vida selvagem. É possível caminhar até as antigas aldeias berberes nas proximidades – que ainda atuam como oásis no deserto – para conhecer a história e cultura locais. Para quem gosta de acordar bem cedo, o deserto é o lugar perfeito para apreciar o nascer do sol. O Marrocos é um dos principais destinos em termos de compromissos ambientais, com um modelo de desenvolvimento sustentável e metas de utilizar energia 100% renovável até 2050. O acampamento Ali & Sara’s Desert Palace está localizado nos arredores de Merzouga, nas dunas de Erg Chebbi. As barracas coloridas são tradicionalmente decoradas com itens artesanais locais para uma sensação autêntica que reflete a cultura da região e é um excelente local de hospedagem.

Existem ainda muito mais lugares sustentáveis maravilhosos espalhados pelo mundo que merecem indicação e uma bela viagem. Na próxima edição, continuaremos nossa viagem por lugares que se preocupam com o futuro do planeta Terra.

Você também pode dar uma espiadinha no Booking.com que compartilha os melhores destinos globais para uma hospedagem sustentável. Recentemente a plataforma virtual criou o selo “Viagens Sustentáveis” para ajudar o viajante a encontrar o roteiro sustentável ideal.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas