17 de junho | 2012

Curtindo as delícias do inverno

Compartilhe:

Gramado é considerada a capital brasileira dos relógios. Possui várias lojas que estão espalhadas pela cidade inteira. Os primeiros relógios cucos foram desenvolvidos no Sudoeste da Alemanha, em meados do Século XVII, em uma região denominada Floresta Negra. O relógio cuco é uma tradição. Atravessa gerações inteiras de famílias. E ainda é algo muito procurado por colecionadores / Leonid Streliaev

 

As hortênsias são a marca registrada da cidade de Gramado. A Igreja de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) foi inaugurada em 05 de fevereiro de 1961 e dedicada ao Apóstolo Paulo, seguidor de Cristo e está localizada numa encosta recoberta de hortênsias e quando estas florescem o espetáculo é maravilhoso. Conhecida também como a “Igreja do Relógio”, sempre fez parte do dia a dia da cidade / Leonid Streliaev
 

 

Com a temperatura baixando e as noticias de neve caindo no sul do país, bate aquela vontade de conferir tudo bem de perto. Assim, a região é muito procurada e destino preferido para quem está de férias, ou mesmo que pretende aproveitar um final de semana.

Um dos locais mais famosos é Gramado porque Gramado é bonito o ano inteiro. Aquela região carrega a marca da colonização alemã e italiana, tanto na aparência do seu povo, como na arquitetura e na gastronomia.

Localizada na serra gaúcha, mais precisamente na chamada Região das Hortênsias oferece um espetáculo único na época em que as hortênsias florescem. É de tirar o fôlego, só vendo mesmo para maravilhar-se diante do quadro azul que se destaca entre os prédios e casas.

Também chamada de “sala de estar do Estado do Rio Grande do Sul”, dada a suas belezas naturais, a cidade está preparada para receber cerca de 300 mil turistas por mês, durante os meses de julho e agosto. É o inverno que atrai a atenção das pessoas acostumadas ao clima tropical e que gostam de sentir-se um pouquinho mais perto da Europa, algo fácil quando se está na serra gaúcha.

Hospedagem não é problema. Pode-se dizer que todos os hotéis oferecem vistas maravilhosas, apartamentos confortáveis e excelente comida.

Gramado conta com quase 150 hotéis e pousadas, que somam cerca de 12 mil leitos. A alta gastronomia, o chocolate quente, os pratos típicos da cultura gramadense e os saborosos fondues agradam o paladar dos turistas, que quando vem à cidade, já planejam uma próxima visita.

Pensando em diversão para seus visitantes, entre os dias 20 e 29 de junho acontece a terceira edição da “Feira Feito em Gramado”, a qual reúne o melhor do artesanato local, confeccionado em vários materiais desde os mais tradicionais bordados a artefatos de decoração e utensílios confeccionados em cerâmica.

E falando em eventos, começando em 30 de junho e adentrando o mês de julho, até o dia 29, tem o “Estação Gramado”, um projeto de entretenimento diário e com atividades gratuitas as quais acontecem nos principais pontos turísticos da cidade. Entre as diversas possibilidades, está prevista a disponibilização de pista de patinação no gelo, aberta aos adeptos do esporte e onde também acontecerão apresentações de dança. E mais, shows musicais diários, passeios gratuitos em todos os museus da cidade, passeios a vinícola, workshops de cuca, uma iguaria local feita de massa e recheada de frutas, e vinho, tudo regado ao muito chocolate quente e chimarrão.

Aliás, o chocolate é uma atração à parte. Tem até museu do chocolate em Gramado. E já que pulamos para o assunto museu, tem também o Museu do Perfume, entre outros.

Um evento que atrai a atenção de todo o Brasil para a cidade, sem dúvida, é o Festival do Cinema Brasileiro de Gramado. Tudo começou com exibições de filmes durante a Festa das Hortênsias, no período entre 1969 e 1971. A iniciativa contagiou e acabou virando um evento oficial tendo o “Kikito” como seu cobiçado troféu. Vale à pena conhecer um pouco a história do “Kikito”; o troféu foi idealizado pela artesã Elizabeth Rosenfeld, tem 33 centímetros de comprimento e simboliza o “deus risonho”. Até o ano de 1989 era entalhado em madeira imbuia pelo artesão gramadense Xixo; atualmente ele é confeccionado em bronze. Neste ano o famoso Festival de Cinema acontece de 10 a 18 de agosto reunindo grandes atores e profissionais ligados ao cinema brasileiro.

O evento é realizado no Palácio dos Festivais que fica na Avenida Borges de Medeiros. O local pode ser visitado e está aberto todos os dias durante o mês de julho.

Praticamente, em Gramado tudo ocorre em torno da Avenida Borges de Medeiros que corta a cidade. Estando ali, o turista não pode deixar de ir a Rua Coberta, isso mesmo, uma via que possui uma cobertura transparente que protege do frio e da chuva os transeuntes. Ali se faz compras, delicia-se com a gastronomia local e ainda curte apresentações artísticas.

Aliás, o item “compras” merece um destaque à parte. Belíssimas roupas de inverno em couro e lã, objetos de decoração, artes e relógios, principalmente os cucos; são várias as lojas que oferecem estas mercadorias. Programe-se e vá até Gramado. Além da cidade, dá também para visitar as vizinhas Caxias do Sul, Canela e Nova Petrópolis, para citar apenas algumas. Vale à pena.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas