19 de abril | 2021

Casa com criança precisa de cuidados redobrados

Compartilhe:

Quem convive com crianças precisa ficar atento a algumas regras de segurança básicas

Ter uma criança em casa requer muito mais atenção do que se imagina, ainda mais agora durante a pandemia em que a criançada está passando mais tempo dentro de casa. Geralmente, pais e avós se atêm ao carinho sem limites, cuidados com as vacinas e alimentação, brinquedos e mais brinquedos e, na maioria das vezes, se esquecem dos inúmeros perigos que rondam os pequenos no lar, doce lar, onde vivem.  

Guarde todos os medicamentos, produtos de higiene e de limpeza fora da vista e do alcance das crianças; mantenha os produtos em suas embalagens originais. Produtos comuns como os antissépticos bucais, por exemplo, podem ser nocivos se a criança engolir em grande quantidade. Dê preferência às embalagens com lacre de segurança.

Preste atenção quando usar venenos, especialmente os raticidas e os usados para dedetizar a casa, pois a criança só precisa de alguns segundos de acesso a estes produtos para intoxicar-se.

Nunca se refira a um medicamento como doce, isto pode levar a criança a pensar que o mesmo não é perigoso ou que é agradável de comer. E mais, as crianças tendem a imitar os adultos, por isso evite tomar medicamentos na frente delas.

Em caso de acidente, busque auxílio médico imediatamente e não tente resolver o problema apenas com soluções domésticas, como provocar vômitos por exemplo.

As crianças também são as vítimas principais de acidentes domésticos. Infelizmente, muitas delas convivem com perigo constante dentro de casa, justamente onde deveriam estar protegidas.

As estatísticas mostram que elas são as principais vítimas dos acidentes domésticos e, a maioria deles, acontece na cozinha, o lugar preferido para brincar enquanto a mamãe, ou outro adulto, prepara as refeições.

As queimaduras podem ser prevenidas com medidas simples. Não deixe fósforos, isqueiros, álcool ou outras fontes de energia ao alcance das crianças.

O fogão merece atenção especial. No mercado existem alguns modelos que tem uma trava de segurança nos botões, os quais somente uma pessoa adulta consegue manusear.

Cozinhe, de preferência, nas bocas de trás do fogão e mantenha os cabos das panelas virados para dentro. Não deixe a criança chegar perto do fogão e interrompa o abastecimento de gás sempre que não estiver cozinhando.

Evite toalhas compridas na mesa. A criança pode puxar e derrubar alimentos quentes.

As velas devem ficar dentro de vasilhas não inflamáveis; não as deixe perto de cortinas e lençóis ou estruturas de madeira. Se possível, substitua velas e candeeiros por lanternas.

Atenção, se você possui uma arma em casa – lembrando que para isso precisa de autorização – as crianças não conseguem distinguir as armas reais das de brinquedo e com três anos de idade são capazes de apertar o gatilho de um revólver, por isso guarde a arma legalizada descarregada e travada, à chave ou em um cofre, com chave e segredo escondidos em lugares separados. O ideal é que o dono da arma legalizada faça um curso sobre como guardar armas com segurança.

E o que fazer na hora de andar de bicicleta?

Os pés da criança devem alcançar o chão enquanto estiver sentada na bicicleta. Prefira os capacetes que tenham certificado de qualidade e deixe a criança escolher a cor e o estilo, assim ela terá prazer em usá-lo. Converse com os pais das crianças vizinhas para que todas usem o capacete, assim como outros itens de segurança tais como joelheiras e cotoveleiras.

Ensine a criança a respeitar as leis de trânsito e a prestar atenção ao tráfego; não deixe que os seus pequenos andem de bicicleta à noite.

Ensine aos seus filhos os princípios da cidadania e cultive neles o respeito às pessoas e à natureza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas