03 de outubro | 2023

Aproveite muitas Dicas

Compartilhe:

Como usar cada tipo de tempero

Flores, talos e folhas devem ser acrescentados aos pratos ao final do cozimento para que não percam o gosto. As ervas secas podem ser colocadas cinco a dez minutos antes de finalizar o prato para que absorvam os líquidos e liberem suas propriedades. As sementes e raízes, colocar desde o início do preparo para que cozinhem bem.

 

Arroz Queimado 1

Para tirar o cheiro do arroz queimado, basta colocar algumas fatias de pão de fôrma por cima e tampar a panela por alguns minutos.

 

Arroz Queimado 2

O cheiro e o gosto de queimado sairão facilmente se você enfiar no arroz uma cebola cortada ao meio.

 

Risoto

Você pode dar um sabor muito especial ao risoto se colocar um pouco de cravo-da-índia no tempero.

 

Chá

Em vez de açúcar, deixe dissolver no chá uma bala de limão ou hortelã. Ele ficará muito saboroso.

 

Leite Coalhado

O leito coalhado é ótimo para ser usado em bolos.

 

Fonte de energia

O figo é uma fruta altamente energética porque é rica em açúcar. Possui ainda o potássio, cálcio e fósforo que contribuem para a formação dos ossos, dentes, transmissão normal dos impulsos nervosos e evitam a fadiga mental. Em boas condições, pode-se conservar o figo por até uma semana na geladeira. Seu período de safra vai de janeiro a abril.

 

Uma xícara equivale a quantas colheres?

Em uma xícara (chá) cabem 16 colheres (sopa); meia xícara (chá), 8 colheres (sopa). Já em 1 colher (sopa) é o mesmo que 3 colheres (chá); 1 colher (chá) equivale a terça parte de uma colher (sopa). E ainda, 4 xícaras (chá) mais 2 colheres (sopa) mais 2 colheres (chá) fazem 1 litro.

 

Variar é bom

Experimente adicionar alguns pedacinhos de goiabada ao prato de canjica já pronto. Ou então, colocar salada de fruta no fundo de um recipiente e cobrir com sorvete de sua preferência. Coloque no congelador por uma hora e sirva a seguir. Fica melhor se você usar recipientes individuais.

 

Fica crocante

Para deixar o pastel mais crocante e macio, adicione à massa um cálice de aguardente.

 

Fica leve

Adicione à massa de pizza uma batata cozida. Vai ficar muito mais leve.

 

Passe na farinha

Antes de fritar a polenta, experimente passar os pedaços na farinha de trigo. A polenta frita ficará macia e com crosta crocante.

 

Improvise

A polenta ficou muito mole e não tem mais fubá para engrossar. Improvisar é a solução. Dissolva um pouco de amido de milho na água e adicione a polenta deixando ferver mais um pouco para cozinhar bem.

 

Unte a faca

Para cortar uma torta coberta com suspiro, use uma faca untada. Assim, o suspiro não esfarela e as fatias da torta ficam com melhor aparência.

 

Tempere a água

Além do sal que normalmente vai na água para cozinhar o macarrão, acrescente também um raminho de salsa. Assim, a macarronada ficará mais saborosa.

 

Panquecas saborosas

As panquecas ficarão muito melhores se adicionar um pedaço de queijo quando bater a massa no liquidificador, e também se for acrescentado um pouco de manteiga derretida à massa, desse modo não precisa untar a frigideira cada vez que colocar a massa para fritar.

 

Adubo

Casca de ovo vira adubo. Seque-as bem e bata no liquidificador: serva para afiar as lâminas e, sendo rico em cálcio, o pó obtido é ótimo adubo para as plantas.

 

Sobrou queijo

Aproveitas essas sobras. Experimente cortar o queijo duro, que também pode ser provolone, ementhal, gouda ou cheddar, em cubos de 2 centímetros. Passe-os na farinha de trigo, no ovo batido na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até que fiquem douradinhos. Escorra em papel absorvente. Mantenha aquecido até a hora de servir.

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas