21 de janeiro | 2019

Aparelho de ar condicionado precisa de higienização

Compartilhe:

É Verão e todos estão sentindo os efeitos das altas temperaturas. Haja ventiladores! Haja aparelhos de ar condicionado! Tanto em casa, como no trabalho e no carro.

Por causa das altas temperaturas é comum as pessoas se sentirem mal e chegam até a precisar de atendimento médico. O alerta geral é que se consuma bastante líquido (preferencialmente água), use roupas leves, protetor solar para proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios do sol. E também na hora das refeições, procurar ingerir alimentos leves, muita fruta e verduras.

Voltando a falar de ar condicionado, o equipamento se tornou muito popular e de fácil aquisição e instalação. Inclusive existem modelos portáteis e móveis que podem servir em vários cômodos da casa. No entanto, se de um lado refresca o ambiente e promove bem-estar, é preciso ficar atento ao detalhe da correta limpeza e a higienização é fundamental.

Os especialistas em Microbiologia alertam que quando utilizado com frequência, o aparelho deve ser higienizado de maneira adequada e periodicamente. Caso contrário, pode causar danos à saúde. E um dos principais motivos é o acúmulo de poeira, ácaros, fungos e algumas bactérias que podem se juntam nos filtros e podem causar graves doenças respiratórias.

Confira algumas complicações à saúde que podem ser causadas pelo uso de ar condicionado sem a correta higienização:

Ressecamento do muco pulmonar – A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que entram no organismo pelo ar respirado. Como há o ressecamento da região, a chance de contrair infecções aumenta.

Doença do Legionário – Essa doença é ocasionada por uma bactéria (Legionella pneumophila), que pode se alojar nos dutos e filtros de equipamentos de ar condicionado mal higienizados. A exposição a essas bactérias leva a um quadro respiratório de pneumonia grave. O diagnóstico precoce permite terapia antimicrobiana específica, reduzindo a gravidade e complicações do quadro.

Asma – As alergias respiratórias, como a asma, são doenças inflamatórias crônicas que acometem as vias respiratórias. A doença se manifesta clinicamente por crises de falta de ar ou cansaço, chiado no peito e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhadas de tosse. O médico alerta que cerca de 80% dos pacientes que têm asma apresentam também rinite. A exposição aos alérgenos inalantes, como ácaros da poeira de casa, fungos, pelos de animais, baratas, bactérias e pólens, é o principal fator das crises de asma e rinite.

Rinite alérgica – A rinite alérgica é uma infecção que ocorre na membrana nasal. É caracterizada por espirros repetidos, coriza líquida e abundante, olhos lacrimejantes, coceira (em nariz, olhos, garganta e ouvidos), congestão nasal, alteração do olfato e do paladar, olhos avermelhados e irritados.

Por isso, mantenha sempre limpos os filtros dos aparelhos de ar condicionado, tanto em casa como no carro. Existem empresas especializadas que oferecem este tipo de serviço.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas